O ponto fraco da ultradireita latinoamericana

Assim como na Europa, ela cultua violência e anticomunismo. Mas sua referência é Trump. Por isso, seu nacionalismo é oco: ela não quer nem Estado forte, nem críticas ao neoliberalismo e aos EUA. Aí pode estar seu calcanhar-de-aquiles

por Claudio Katz, na Jacobin Latinoamericana | Tradução: Antonio Martins, em Outras Palavras

A ascensão das novas direitas não produz mais surpresa. Confirma uma tendência das últimas décadas, que inclui a captura de vários governos e sua presença como um ator no sistema político. A onda de projetos reacionários canaliza parte do descontentamento gerado pela globalização neoliberal. Captura, com mensagens controversas, o desencanto causado por um modelo que multiplicou desigualdade, desemprego e precariedade.

A ultradireita acusa “os políticos” dos males que atingem a sociedade, mas se exclui dessa responsabilidade. Polemiza contra presidentes, parlamentares ou simples funcionários públicos, acobertando o poder econômico, judiciário e militar que gera sofrimento popular.

Seus dirigentes exibem um discurso demagógico que esconde sua cumplicidade com essa regressão. Nunca resistiram à deterioração do padrão de vida popular imposta pelo capitalismo neoliberal, nem lutaram contra a desestruturação social que esse esquema gerou (Palheta, 2018).

Surfam na erosão do sistema político, para lucrar com a descrença generalizada nos partidos tradicionais. Promovem irritação contra as vítimas da crise, para facilitar a perpetuação dos privilégios das classes dominantes.

Perfis, crenças e posições

A nova direita surgiu inicialmente na Europa ressuscitando os discursos xenófobos do nacionalismo. Adotou as bandeiras da soberania regressiva das regiões prósperas, que não querem dividir os recursos fiscais com as regiões atrasadas.

Também avançou com o renascimento das religiões, o retorno identitário e a nostalgia das conquistas perdidas. Essa saudade de um passado melhor transformou-se em um ódio persistente contra os setores acusados ​de causar as desgraças atuais. A ultradireita não coloca nesse banco os capitalistas, mas sim os segmentos populares mais desprotegidos. Concentra toda a sua artilharia nessas minorias e sustenta que a sociedade harmoniosa do passado foi corroída pela presença indesejada desses grupos (Forti, 2021).

Graças a essa distorção da realidade, desculpa os poderosos e ataca os imigrantes que fogem das guerras ou da espoliação agrária. Exige a perseguição das vítimas dessas tragédias, criminalizando sua fuga desesperada com mais deportações, campos de concentração e militarização das fronteiras.

A extrema direita omite o uso hipócrita dessas desventuras pelo capitalismo, para baratear a força de trabalho. Também silencia sobre a ineficácia das penas promovidas para conter a explosão de refugiados gerada pelas guerras do imperialismo. O número de desabrigados já ultrapassa 70 milhões (Larsen, 2018).

Os ultradireitistas europeus substituíram o velho antissemitismo pela nova islamofobia. Eles desencadeiam contra o mundo muçulmano a mesma fúria que seus predecessores dirigiram contra os judeus. Nesta associação do estrangeiro com a corrosão da identidade nacional, o hebreu bolchevique do passado foi substituído pelo terrorista árabe (Traverso, 2016).

Nas metrópoles, a direita reativa os velhos preconceitos do colonialismo. “Denuncia” uma dramática substituição da população branca por outros grupos étnicos, para impedir o acesso das novas minorias aos melhores postos de trabalho do Estado. Por toda parte se espalha a mesma campanha de tensão, para justificar políticas autoritárias contra os setores sufocados.

A ultradireita comanda, além disso, uma reação neopatriarcal contra os direitos conquistados pelas mulheres. Essa contraofensiva é proporcional ao sucesso do feminismo e à traumática reestruturação contemporânea do ambiente familiar. A nova direita anseia pela velha e abalada estabilidade do patriarcado (Therborn, 2018).

As vertentes libertárias desse conglomerado tiveram protagonismo durante a pandemia, em sua batalha contra vacinas e lock-down. Lançaram advertências selvagens contra uma elite dominante satânica, que buscaria aterrorizar a população mundial por meio de doenças imaginárias.

Esse tipo de crença inusitada permeia toda a extrema direita do século XXI. Sua avaliação da pandemia como uma mera invenção alimenta o negacionismo climático e uma reação conservadora contra o movimento ambiental.

Mas o que há de novo é a apresentação de sua cruzada como um ato de rebelião, juntamente com uma intensa defesa dos princípios conservadores (Lucita, 2023). Na verdade, eles retomam os velhos imaginários tradicionalistas com tom de indignação e poses rebeldes. Flertam com o excêntrico para mascarar sua adesão ao status quo…

Os direitistas radicalizam os postulados do neoliberalismo na modalidade inconsistente do anarcocapitalismo. Este conceito é uma contradição, pois reivindica um ideal de liberdade plena, sob um sistema que funciona com regras estritas de regulação estatal.

Mas, nessa combinação de conceitos, a ultradireita nunca perde o fio condutor de sua estratégia: culpar os mais despossuídos pelas desgraças sofridas pelos assalariados e pela classe média. Essa política de inimizade com os humildes e justificação dos poderosos é o plano B do capitalismo, diante da aguda crise das formas convencionais de dominação.

Como seus antecessores, os direitistas contemporâneos são atravessados ​por uma tensão não resolvida entre aspectos extremos e tradicionais. As correntes ofensivas disputam com as defensivas e os promotores da ação virulenta competem com seus pares meramente transgressores (Mosquera, 2018). Nessas dissidências, a conformidade com o status quo convive com incursões ousadas e aventureiras.

A tomada de prédios públicos por gangues mobilizadas é a operação mais impressionante dos aspectos agressivos. O assalto ao Capitólio em Washington (2021) e a ocupação da Praça dos Três Poderes em Brasília (2023) foram os atos mais ressonantes de uma escalada, que incluiu também simulações do mesmo tipo em Paris (2018), Berlim (2020) , Roma (2021) e Ottawa (2022) (Ramonet, 2023).

Essa sequência indica um modus operandi compartilhado por um setor que combina a mensagem reacionária com a exibição de força. A tomada, por brevíssimo tempo, dos lugares mais emblemáticos do poder político é a antítese das revoluções populares, que derrubaram monarquias, tiranias ou ditaduras nos últimos dois séculos. Ao invés de coroar uma dinâmica de emancipação, eles sustentam projetos conflitantes de opressão totalitária.

Parâmetros na Europa

A nova direita obteve forte avanço eleitoral na Europa, mas até agora não alcançou, por lá, status dominante (Löwy, 2019). O descontentamento gerado pelo ajuste imposto pela unificação europeia generalizou uma frustração, que os direitistas capturam ao desafiar Bruxelas. Aproveitam-se das reações nacionalistas geradas pela gestação de uma nova estrutura continental, sem a correspondente identidade europeia.

Mas essa canalização do desconforto não é mais uma novidade. As correntes marrons acumulam doze anos de governo na Hungria sob o comando de Orban, que personifica a maior conversão de um líder liberal ao discurso de direita. Com a bandeira do cristianismo e a promoção do pânico identitário, Orban corroeu os direitos civis, multiplicou o autoritarismo e transformou Budapeste num centro de peregrinação do conservadorismo mundial (Sánchez Rodríguez, 2020). Os flertes com Pequim e Moscou não removem, no entanto, seus compromissos com a OTAN, e suas diatribes contra a União Europeia não alteram sua dependência financeira daquele órgão.

Essas dualidades da extrema-direita húngara se estendem até a Polônia, onde se consolidou um governo que corta direitos civis, ataca o Judiciário, bloqueia a entrada de imigrantes e resiste à preservação do meio ambiente. Mas a retórica inflamada de seus governantes não se traduz em medidas adequadas, quando o apoio econômico de Bruxelas está em perigo. Os líderes da onda reacionária são muito pragmáticos e adaptam sua gestão às demandas do establishment.

Essa mesma adaptação ganha forma na Itália com a chegada de uma figura que reivindica Mussolini. De fato, a ultradireita italiana foi totalmente incorporada à gestão das cotas variáveis ​do poder estatal. Desde a década de 1990, Berlusconi e Salvini precederam Meloni nesse tipo de gestão (Trucchi, 2022). A Itália é a terceira maior economia da União Europeia, é membro do G7 e atua diretamente na OTAN. Por isso, com certeza a extrema direita encontrará uma forma de se adaptar ao roteiro combinado de Bruxelas e Washington.

Essas experiências de governo são muito ilustrativas do caminho percorrido pelos partidos reacionários. Seu exercício de governo em alguns países fornece o padrão do que pode acontecer em nações onde progridem (Suécia) ou sofrem altos e baixos (Alemanha, Áustria, Espanha).

A França é o principal candidato para um ensaio maior. Tem mais variantes do que o resto do continente e abriga um conjunto exótico de celebridades e influenciadores nas redes sociais (fevereiro, 2022).

Em todos os países do Velho Continente, a extrema-direita enfrenta duas contradições que não consegue resolver. Por um lado, apela à recuperação da soberania monetária sem sair do euro e, por outro, propõe a restauração da soberania militar sem abandonar a OTAN. Ambas as contradições retratam os enormes limites dessas formações.

A centralidade do trumpismo

O trumpismo tornou-se o principal referente da nova direita. Seus pares na Europa (Le Pen, Orban, Abascal Conde, Meloni) o adotaram como inspiração para os próximos passos. Essa centralidade é consistente com a contínua supremacia dos EUA no sistema imperial e com a pretensão dos EUA de recuperarem a hegemonia internacional.

Os associados de Trump até tentaram a formação de uma International Marrom para ratificar essa liderança. A tentativa de Steve Banon falhou, mas não foi arquivada e poderia renascer se a primazia de Washington e a subserviência de Bruxelas persistirem (Conroy: Dervis, 2018). A extrema direita reproduz essa assimetria da relação euro-americana, que se choca com a herança chauvinista e o nacionalismo ostensivo dessa corrente do Velho Mundo.

Essa primazia norte-americana se deve também ao maior manejo dos novos instrumentos de manipulação do eleitorado. Eles têm mostrado grande capacidade de forjar o novo ecossistema de comunicação da direita 2.0. Especializaram-se em espalhar mentiras para convencer seus seguidores e neutralizar os oponentes.

Através das redes sociais, exercem uma influência mental e psicológica sobre seus adeptos muito superior à imprensa, rádio e mídia do século XX. Neste novo universo, é mais difícil distinguir o que é verdadeiro do que é falso, a realidade da ficção, ou o que é autêntico do que é manipulado. Nessa área, a nova direita encontrou um ambiente favorável para espalhar mensagens delirantes dos mais variados tipos.

O ramo norte-americano também sustentou os experimentos da Cambridge Analítica para dividir o eleitorado em nichos estratificados e desenvolver estratégias de digitalização, com mensagens microdirecionadas a cada segmento (Serrano, 2020).

Mas nenhum desses instrumentos foi suficiente para evitar o fracasso da presidência de Trump. A devassidão do magnata minou suas reivindicações autoritárias, e essas falhas o levaram a sua tomada fracassada do Capitólio. O bilionário também não conseguiu conter o declínio internacional dos Estados Unidos com agressividade discursiva, mercantilismo tarifário e grosseria geopolítica. Na verdade, ele evitou testar o poder reduzido da primeira potência e disfarçou essas hesitações com bravatas pomposas.

Trump também capturou uma massa de plebeus descontentes com as elites globalistas e forjou uma base eleitoral duradoura em torno do Partido Republicano. Reúne inúmeras variantes de uma direita que combina a manipulação institucional com a pressão de milícias racistas. Conseguiu reciclar todos os mitos do individualismo, revitalizando crenças absurdas na genialidade (ou excepcionalidade) do povo americano.

Diante da decepção com um presidente tão inaudível quanto Biden, Trump aposta em um segundo mandato. Mas não conseguiu produzir a esperada maré republicana nas eleições de meio de mandato, em 2022. Os democratas mantiveram mais cadeiras no Congresso do que se imaginava e o padrão histórico de recuo do partido governista nesse tipo de eleição foi quebrado. Não houve voto de punição, apesar da decepção que Biden gerou no grosso de seu eleitorado (Morgenfeld, 2022).

Os candidatos mais ferozes da extrema direita foram derrotados em seus distritos, num quadro de grande reação democrática contra a cassação judicial do direito ao aborto. Houve um alto número de eleitores em muitos distritos eleitorais para apoiar essa conquista (Selfa, 2022).

Este fracasso de Trump foi aproveitado por seus próprios rivais para desafiá-lo para a próxima candidatura presidencial. São personagens do mesmo espectro reacionário, com expoentes como o governador De Santis, que substituiu a educação sexual nas escolas por um dia de oração pelas “vítimas do comunismo”. Nesse cenário, o retorno da extrema direita à Casa Branca é muito incerto.

Singularidades latino-americanas

A influência do trumpismo é muito visível na extrema direita latino-americana. O ressurgimento deste último setor ocorreu depois da Europa e dos Estados Unidos e ganhou força durante a restauração conservadora (2014-2019) que se seguiu ao ciclo progressista.

Como em outras partes do mundo, a ultradireita consolidou sua pregação durante a pandemia, com discursos de negação inconsistentes e objeções medievais às vacinas. Ela compartilha com seus pares do Primeiro Mundo o comportamento autoritário, a intolerância para com as minorias estigmatizadas e a recriação de uma ideologia conservadora.

Também importou as técnicas de manipulação das redes sociais, com uma agenda reacionária de intrigas e fake news implementadas por esquadrões de trolls . Transformou a conversa e o contraponto de opiniões em engano, para manter uma audiência cativa. Dessa forma, multiplica sua captação de audiência, viralizando discursos de pura intolerância.

Com esse instrumental a ultradireita conseguiu sair do confinamento de classe que afetou seus antecessores elitistas e conseguiram enraizar parte de sua atividade no campo popular. Atualmente disputa presença em setores sociais que estavam fora de seu alcance, com posições demagógicas baseadas no ataque ao sistema político (López, 2022). Com esses pilares, exibe uma presença de rua maior do que suas contrapartes no mundo desenvolvido.

A extrema-direita latino-americana tem determinantes muito específicos. Acima de tudo, expressa a reação dos grupos dominantes contra as melhorias obtidas durante o ciclo progressista da década anterior. Não se limita a canalizar um descontentamento genérico com os efeitos do neoliberalismo, mas procura subjugar a intensa mobilização social que impera na região.

Por isso, também se confronta nas ruas com todos os movimentos, partidos ou figuras ligadas a alguma ideologia progressista. Esse perfil reativo e vingativo é a nota dominante da onda reacionária na América Latina (De Gori, 2017).

O tom vingativo contra experiências revolucionárias (Fidel), radicais (Chávez, Evo) ou progressistas (Kirchner, Lula, Correa) explica seu ódio à esquerda e seu apego às modalidades clássicas do macarthismo. As diatribes contra a “ameaça comunista” renascem com grande força no Novo Mundo e o discurso da guerra fria repete-se com a mesma meticulosidade do passado.

A direita regional também desenvolve sua própria agenda temática. A hostilidade aos imigrantes ou a perseguição às minorias étnicas não ocupam tanto espaço quanto as campanhas contra o crime. A demagogia punitiva, a exigência de dureza policial e o apelo ao uso generalizado de armas são seus principais cavalos de batalha, em uma região afetada por altos índices de violência social (Traverso, 2019).

A América Latina tem ficado de fora de grandes conflitos armados, mas acumula recorde de violência diária. Das 50 cidades mais perigosas do planeta, 43 estão localizadas na região. O neoliberalismo gerou uma grande rede de criminalidade. Acrescente aos velhos padrões de marginalidade urbana uma nova interação de máfias e redes de tráfico de drogas controladas pelos Estados Unidos. A mensagem de ordem repressiva busca reavivar a saudade de um passado mais tolerável.

Nova cruzada com primazia do Norte

A ultradireita latinoamericana repete a velha recitação conservadora contra os “políticos ladrões”, escondendo suas próprias fontes de financiamento. Conta com o apoio dos grupos capitalistas que se beneficiaram do ajuste neoliberal e por isso aprova explicitamente o programa econômico desses setores. Não compartilha do distanciamento formal de seus colegas europeus em relação à ideologia neoliberal, nem de seu disfarce com ingredientes de xenofobia. Na América Latina, defende formas extremas de abertura comercial, liberalização financeira e desregulamentação trabalhista.

Seus principais porta-vozes abjuram o velho nacionalismo de direita, que destacava as virtudes do desenvolvimentismo e do intervencionismo estatal (Petras, 2018). Esse abandono corrobora sua total sintonia com a restauração conservadora exigida pelas classes dominantes.

Os grupos reacionários contam também com o enorme apoio de muitas correntes evangélicas. O crescimento vertiginoso dessa comunidade colocou a Igreja Católica na defensiva e já tem fortes correlatos políticos. Realizam intensas campanhas contra a igualdade de gênero (Gatti, 2018) e fizeram do Brasil o país com a maior população pentecostal do planeta. Ungiram um presidente na Guatemala e formaram bancadas de legisladores no Chile, México, Colômbia, Paraguai, Peru e Equador.

A subordinação ao trumpismo é uma característica generalizada em todos os aspectos da região. A primeira tentativa de articulação da direita na América Latina foi desenhada diretamente pelos assessores do magnata (Abrams, Rubio, Pompeo), que criaram o efêmero Grupo de Lima . A relação estreita e subordinada de Bolsonaro com Trump foi corroborada no refúgio oferecido pela Flórida aos golpistas brasileiros.

O evento organizado por dois grupos do conservadorismo americano (CPAC, ACU) no México também retratou a primazia do Norte sobre seus pares na região (Majfud, 2022). Chegou-se a expor na capital asteca o mesmo discurso anti-imigrante que propagam além da fronteira. O trumpismo não esconde suas demandas pela subjugação total do quintal.

Os reacionários da América Latina também buscaram uma articulação com o falangismo do partido espanhol Vox, para recriar o eixo ideológico hispano-americano. Ao discurso habitual contra o “perigo comunista”, acrescentam a reivindicação da conquista colonial e a consequente validação do massacre dos povos originários. Na estreia dessa cruzada, o levante franquista foi exaltado e adocicado com uma alegre apresentação musical (“Vamos a volver al 36”).

Este alinhamento concorre com os elos mais tradicionais da Ibero-esfera (termo que substitui a fraca noção de Ibero-América ). Esta ligação é impulsionada pelo Partido Popular Espanhol e pelos intelectuais ultraconservadores do Novo Mundo (como Mario Vargas Llosa). Nesse tipo de entrelaçamento, os direitistas latino-americanos retornam às suas raízes hispano-eclesiásticas, confirmando a ausência de novidades substanciais.

Golpismo recarregado

A onda conservadora confirma que a direita não se acalmou, nem se modernizou na América Latina. As ilusões de um comportamento “civilizado” deste setor estão se diluindo, juntamente com a crescente influência dos vetores extremos deste espectro (Campione, 2022).

A direita tradicionalmente apoiou todas as formas de violência utilizadas pelas classes dominantes para garantir seus privilégios. Essa função foi assegurada pelo exército através de ferozes ditaduras.

Os fracassos acumulados dessas tiranias e a forte oposição democrática ao seu restabelecimento reduziram a viabilidade dessa receita. Para contornar essa limitação, a nova onda reacionária sustenta formas substitutas do antigo golpe.

O imperialismo norte-americano é o principal suporte dos regimes autoritários, que a ultradireita reforça com sua ideologia, seus aparatos e suas lideranças. Esteve particularmente envolvido nas conspirações do lobby de Miami contra Cuba e Venezuela, mas ataca qualquer revolta popular genuína. Recuperou seu peso como instrumento das elites para lidar com esses protestos.

Essa funcionalidade de combater a resistência, silenciar militantes e aterrorizar os descontentes é sua principal característica. A direita tomou nota dos levantes sociais, que nos últimos anos levaram a vitórias eleitorais do progressismo na Bolívia, Chile, Peru, Honduras e Colômbia. Ela também registrou as últimas vitórias da mobilização popular no Equador e no Panamá e viradas políticas na Argentina, México e Brasil.

A extrema direita volta à cena para testar respostas reacionárias a esses desafios. A restauração conservadora não conseguiu enterrar o ciclo anterior e por isso tentou outros rumos, para desativar a persistente luta popular. Mas diante de tantas variedades dessa contraofensiva, faz-se necessário também um esclarecimento teórico sobre o significado desse espaço. Trataremos desse assunto num próximo texto

Referências

Palheta. Ugo (2018). “Nuestro tiempo no es inmune al cáncer fascista”, kritica, 20 diciembre, 2018, https://kritica.info/nuestro-tiempo-no-es-inmune-al-cancer-fascista/

Forte, Steven (2021). Entrevista https://herramienta.com.ar/la-extrema-derecha-vino-para-quedarse-entrevista-a-steven-forti

Larsen, Federico (2018)  El corazón xenófobo del norte del mundo https://latinta.com.ar/2018/06/el-corazon-xenofobo-del-norte-del-mundo/

Traverso, Enzo (2016). Islamofobia, el nuevo racismo occidental, https://marxismocritico.com/2016/10/03/islamofobia-el-nuevo-racismo-occidental/

Therborn, Göran (2019). Entre sexo y poder, 9-12-2018 http://www.laizquierdadiario.com

Lucita, Eduardo (2023) América latina: la ultraderecha está entre nosotros (libro en preparación)

Mosquera, Martín (2018) Al borde del abismo: Bolsonaro y el retorno del fascismo, 26/10/18 https://vientosur.info/bolsonaro-y-el-retorno-del-fascismo/

Ramonet, Ignacio (2023), Geopolítica y conflicto socialLa nueva ultraderecha y la rebelión de las masas conspiranoicas en Brasil https://www.eldiplo.org/notas-web/la-nueva-ultraderecha-y-la-rebelion-de-las-masas-conspiranoicas/

Löwy, Michael (2019). La extrema derecha: Un fenómeno global, 19-1 2019 https://vientosur.info/la-extrema-derecha-un-fenomeno-global/

Sánchez Rodríguez, Jesús (2020) https://rebelion.org/extrema-derecha-europea-avances-y-retrocesos-radicalizacion-y-cordon-sanitario/

Trucchi Giogrio (2022) Gobierno Meloni, lo que está en juego Por Giorgio Trucchi | 01/10/2022 https://elortiba.org/gobierno-meloni-lo-que-esta-en-juego/

Febbro, Eduardo (2022) Del intento de asesinato a Jacques Chirac al atentado a Cristina Febbro

https://www.pagina12.com.ar/481182-radiografia-de-las-ultraderechas-en-francia-y-su-irradiacion

Conroy, Caroline: Dervis Kemal (2018). Nacionalistas del mundo, uníos https://www.sinpermiso.info/textos/nacionalistas-del-mundo-unios

Serrano, Pascual (2020) Redes y medios el paraíso de los conspiranoicos Pascual Serrano, 24-12-2020 https://www.costadelsolfm.org/2020/12/24/pascual-serrano-redes-y-medios-el-paraiso-de-los-conspiranoicos/

Morgenfeld, Leandro (2022). Las elecciones en EE.UU. y la temida vuelta del trumpismo https://primera-linea.com.ar/2022/10/22/elecciones-eeuu-vuelta-trump/

Selfa, Lance (2022). EEUU: las elecciones de medio mandato y algunas de sus consecuencias. https://www.sinpermiso.info/textos/eeuu-las-elecciones-de-medio-mandato-y-algunas-de-sus-consecuencias-dossier

López Alío Ociel (2022). Cómo la derecha radical toma fuerza en América Latina Por Ociel Alí López | 21/11/2022 | Fuente: https://elsiglo.cl/2022/11/09/an

De Gori, Esteban; Vollenweider, Camila; Gómez, Ava; Bárbara, Ester (2017). Derechas outdoors, la marcha de los oposicionistas, 18 abr. 2017 https://www.celag.org/derechas-outdoors/

Traverso, Enzo (2019). Interpretar la era de la violencia global Viento Sur, 23-04-2019. https://nuso.org/articulo/interpretar-la-era-de-la-violencia-global/

Petras, James (2018). Brazil’s Neoliberal Fascist Road to Power 10.12.2018 https://petras.lahaine.org/brazils-neo-liberal-fascist-road-to

Gatti, Daniel (2018). El avance evangelista en la política latinoamericana, 19-11-2018, https://www.rebelion.org/noticia.php?id=249171

Majfud Jorge (2022) Es el fascismo el futuro de la Humanidad? Por Jorge Majfud https://www.pagina12.com.ar/498421-es-el-fascismo-el-futuro-de-la-humanidad

Campione, Daniel (2022). Entre derechas nuevas y viejas nos jugamos nuestra existencia. https://fisyp.org.ar/2022/09/27/entre-derechas-nuevas-y-viejas-nos-jugamos-nuestra-existencia-por-daniel-campione/

*Professor da Universidade de Buenos Aires. Economista argentino e doutor em Geografia. Dirige projeto da UBA e é pesquisador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e membro do Instituto de Pesquisas Econômicas.

Foto de uma das manifestações pelo impeachment da Dilma, de 2015. Redes sociais.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

13 − 6 =