Arthur Lira quer votar projeto que inviabiliza demarcação de Terras Indígenas na terça (30)

Sob pressão de ruralistas e bolsonaristas e com aval do governo, plenário da Câmara aprovou regime de urgência do PL 490. Votação do mérito do projeto pode ocorrer uma semana antes de julgamento decisivo do STF

Oswaldo Braga de Souza, do ISA

Na noite desta quarta (24/05), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comunicou que pretende votar o Projeto de Lei (PL) 490/2007, na próxima terça (30). A informação foi dada logo após a aprovação do regime de urgência para a proposta, por 324 votos contra 131 e uma abstenção. O resultado pode ser considerado uma prévia para a possível votação da semana que vem.

Na prática, o projeto inviabiliza as demarcações e libera o garimpo nas Terras Indígenas (TIs), entre outros pontos considerados retrocessos graves aos direitos dos povos originários pelo movimento indígena e a sociedade civil. Se aprovado, ele será encaminhado para análise pelo Senado.

A votação do projeto poderá acontecer uma semana antes do julgamento do “marco temporal” para a oficialização dos territórios indígenas no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para 7 de junho. O PL 490 institucionaliza a tese ruralista que busca restringir os direitos das comunidades sobre suas terras.

De acordo com a interpretação, essas populações só teriam direito à demarcação dos territórios que estivessem sob sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Alternativamente, teriam de comprovar a existência de disputa judicial ou conflito pela área na mesma data.

A tese legaliza e legitima as violências a que os povos originários foram submetidos, em especial durante a Ditadura Militar. Além disso, ignora o fato de que, até 1988, eles eram tutelados pelo Estado e não tinham autonomia para entrar na Justiça em defesa de seus direitos.

Decisão unilateral

Sob críticas de parlamentares de esquerda, Lira tomou as decisões de votar a urgência e o projeto de forma unilateral, em articulação com parlamentares ruralistas, bolsonaristas e do “Centrão”, mas sem passar pelo colégio de líderes, onde esse tipo de deliberação deve ser discutida.

O deputado habituou-se à manobra desde o início de sua presidência, em 2021, apesar de ter prometido que não haveria “pautas surpresas” em sua gestão, em entrevista ao site do ISA, em fevereiro daquele ano.

O parlamentar já tinha admitido a intenção de pautar a proposta o quanto antes para tentar impedir o STF de decidir sobre o assunto antes da Câmara, embora ela ainda tenha de ser apreciada pelo Senado e não haja sinalização explícita de que isso irá acontecer antes do julgamento do dia 7.

O presidente da Câmara alegou que o PL 490 já passou por outras comissões e está pronto para ser analisado no plenário. O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em maio de 2021.

“Não falem em açodamento, apressamento, falta de combinação, porque a urgência não era regimentalmente necessária. O que estamos fazendo é para deixar claro que esse projeto precisa ser discutido no plenário desta casa para evitar que o Supremo Tribunal Federal o decida, dizendo que não temos a capacidade de fazê-lo há 30 anos”, afirmou ontem o presidente da Câmara.

“Lira afronta os outros poderes e busca intimidar o STF, imitando as crises institucionais forjadas por Bolsonaro, ao colocar o PL 490 na pauta. A questão é constitucional, será judicializada e só irá gerar mais violência e insegurança jurídica, criando falsas expectativas de anulação das demarcações”, alerta a advogada do ISA Juliana de Paula Batista.

“Precisamos lembrar que as Terras Indígenas são as áreas mais ambientalmente conservadas do país. Qualquer retrocesso nas demarcações provocará desmatamentos sem precedentes e consequências climáticas adversas em nível continental. O governo precisa reagir e trabalhar contra o texto. Não dá pra aceitar uma política de direitos humanos e climática pra inglês ver”, completa.

Governo libera bancada

Chamou a atenção o fato de o governo liberar a votação da urgência em sua orientação de voto. O líder Josué Guimarães (PT-CE) deixou o plenário pouco antes da votação.

Acabou pesando a possibilidade de contrariar a maior parte dos partidos que se dizem governistas, o que poderia expor ainda mais a dificuldade do Planalto de formar uma base parlamentar coesa. Só os partidos mais à esquerda orientaram contra: PT, PV, PCdoB, PSOL, Rede, PDT e PSB (veja orientação de partidos e votos de deputados ao final da notícia).

Apesar disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repete, desde a campanha eleitoral, que quer priorizar a oficialização e a proteção dos territórios indígenas. No final de abril, em Brasília, no Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização indígena do país, chegou a prometer acabar com as pendências de demarcação até o fim de sua gestão.

“Quem quer roubar nossos territórios tem nome e gabinete: foram os 262 que assinaram esse requerimento de urgência. As pessoas que votarem a favor do PL 490 são os novos ‘Cabrais’ do século 21, vestidos de gravata e paletó”, criticou a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos Indígenas e da Comissão dos Povos Originários e Amazônia.

“Quem usa a caneta para assassinar direitos na verdade só sofisticaram as armas, mas a intenção de matar, não”, disse a deputada. Ela chamou o PL 490 de “genocídio legislado”. A parlamentar fez a afirmação ao deixar o plenário, logo após um breve bate-boca entre deputados de esquerda e ruralistas iniciado após Juliana Cardoso (PT-SP), que também é indígena, gritar “assassinos” para os apoiadores do projeto.

Célia Xakriabá requereu que o projeto fosse analisado na Comissão dos Povos Originários e Amazônia, por ela presidida e recém-criada. Lira chegou a dizer que distribuiria o PL para a Comissão, mas ao fim da votação informou que ele seguiria para o Plenário da Câmara dos Deputados.

AS MINISTRAS MARINA SILVA (MEIO AMBIENTE) E SONIA GUAJAJARA (POVOS INDÍGENAS) CORREM O RISCO DE TER AS PASTAS QUE COMANDAM ESVAZIADAS POR PRESSÃO DO CONGRESSO, ATUALMENTE DOMINADO POR UMA ELITE POLÍTICA CONSERVADORA E RURALISTA. FOTO: JULIA PRADO/MS

A aprovação da urgência do PL 490 aconteceu no mesmo dia em que o relatório da Medida Provisória 1.150/2023 foi aprovado, com apoio do governo, na comissão mista que o analisa. O parecer esvazia as competências dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos indígenas.

A pasta, hoje comandada pela ministra Sônia Guajajara (PSOL-SP), perde a competência das demarcações das TIs para o Ministério da Justiça, meio-termo encontrado pelo relator.

Garimpo

O PL 490 também autoriza o garimpo nas TIs, atividade responsável por uma série de impactos negativos sobre os povos originários, como a disseminação de doenças, a contaminação por mercúrio, aumento de conflitos e violências, exploração e abuso sexuais.

A invasão garimpeira é a principal razão da crise humanitária vivida pela Terra Indígena Yanomami, a maior do país. Nos últimos quatro anos, pelo menos 570 crianças morreram por desnutrição e doenças respiratórias, entre outros problemas causados pelos invasores, segundo a agência Sumaúma. Desde janeiro, o governo Lula decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na área.

Quais os principais problemas do PL 490?

– Permite a retomada de “reservas indígenas” pela União a partir de critérios subjetivos

– Aplica o “marco temporal” a todas as demarcações de Terras Indígenas, praticamente inviabilizando um processo que já é demorado

– Estabelece que a demarcação poderá ser contestada em todas as fases do processo,inviabilizando a finalização do processo administrativo

– Permite a implantação de hidrelétricas, garimpo, estradas, arrendamentos e grandes empreendimentos agropecuários nas TIs, entre outros.

– Dispensa atividades altamente impactantes da realização de consulta livre prévia e informada às comunidades afetadas, conforme determina a Constituição e a legislação internacional
– Viabiliza a legalização automática de garimpos ilegais nas TIs. Hoje, a atividade é um dos principais responsáveis por conflitos, disseminação de doenças, destruição de nascentes e rios e a explosão do desmatamento
– Abre brecha para o fim da política de “não contato” com indígenas isolados. De acordo com o PL, o contato poderia ser feito com a finalidade de “interesse público”, por empresas públicas ou privadas, inclusive associações de missionários.

Veja como cada deputado votou.

Imagem destacada: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

19 − 13 =