Dia Mundial da Água: Em Caetité (BA), 1a Caminhada da Água defende o Parque Ecológico Paulo Jackson

Por Zoraide Vilasboas, Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania

No Dia Mundial da Água (22 de março), além de chamar a atenção para a urgente necessidade de defendermos nossas fontes e mananciais, a 1a Caminhada da Água, realizada em Caetité (BA) na manhã de ontem denunciou a degradação do Parque Ecológico Paulo Jackson, numa autêntica e viva atividade de educação ambiental que ganhou relevância pela grande adesão de jovens estudantes sensibilizados em proteger o seu futuro e da Mãe Terra.

Após um longo percurso da Universidade do Estado da Bahia (Campus VI) atravessando a principal avenida da cidade, a Santana, até o Parque Paulo Jackson, a caminhada foi encerrada com um plantio de mudas nativas (frutíferas e madeira de lei), marcando o reinicio do reflorestamento na área para promover o retorno da vitalidade da flora, com reflexos sobre a recomposição da biodiversidade local, de modo a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Caetité.

Furtos da Caminhada no Dia Estadual da Água

O evento cumpriu também a meta de divulgar a existência da Lei 6.908 de 02/10/1995, da autoria do saudoso deputado estadual Paulo Jackson, que obriga as instituições de ensino do Estado, desenvolverem atividades de orientação e esclarecimento sobre o uso racional e a proteção dos mananciais do Estado. A lei obriga também os órgãos que tenham como atividade fim a administração da água, patrocinarem eventos alusivos à data.

Em Caetité a junção de esforços entre entidades socioambientais e populares, e colégios estaduais com a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) resultou num evento de porte, com desdobramentos importantes. No carro de som, os estudantes chamavam a atenção para os temas em pauta naquela data, inclusive os desafios do aquecimento global que afetam diretamente os bens comuns da humanidade, entre eles, a água potável. Ficou acordado que alunos do curso de Biologia da UNEB tomarão conta das mudas, sob a orientação e assistência da Embasa, que vai cercar a área plantada, na entrada do parque, um dos locais mais degradadas daquele patrimônio natural. E o plantio vai se prolongar durante o ano, até a realização da 2a. Caminhada da Água.

No encerramento da caminhada, o prof. José Orlando Dias Cardoso, coordenador do Complexo Integrado de Educação Básica (CIEB), ressaltou a importância das ações de Paulo Jackson em defesa do meio ambiente, com destaque para a lei, que institui o dia 22 de março, como o Dia Estadual da Água, e a importância da recuperação do Parque. Duas representantes da comunidade que vivem no entorno do Parque denunciaram os problemas que enfrentam no local, como um mau cheiro proveniente de esgotos e defendem a necessidade de saneamento básico do local.

Além dos 80 estudantes do curso de Biologia da UNEB, participaram alunos do CIEC e IEAT, que se envolveram na realização desta iniciativa, com a Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania, AMPC, Embasa, Instituto Dom Alberto, Núcleo Caetité do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, Paróquia Senhora Santana de Caetité e UNEB – Campus VI.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezesseis − 6 =