CPT e comunidades camponesas celebram o Dia Mundial da Água no Mato Grosso

Por Luana Bianchin (CPT MT) | Edição: Júlia Barbosa (Comunicação CPT Nacional)

Com muita esperança e alegria, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Comunidade Poço Azul, juntamente com os Amigos do Carisma Francisclariano, Grupo Arariau e demais parceiros, realizaram a Celebração do Dia Mundial da Água, na Comunidade Poço Azul, em Poxoréu/MT, no último domingo, dia 24/03.

O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, com representantes de diversas organizações e comunidades, são elas: Irmãs Catequistas Franciscanas, Grupo de Yoga Flora da Mata, Paróquia de Rondonópolis, Comunidade do Porto, Comunidade Bananal, Comunidade Cabeceira do Café, Comunidade Santa Luzia, Assentamento Mártires dos Carajás, Assentamento Salete Strozak, Comunidade Franciscana de Pedra Preta, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Associação das Mulheres Indígenas Bororo da Aldeia Tadarimana, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comunidade Curva da Santinha.

A atividade iniciou com a acolhida da comunidade, agradecendo a presença de todos e todas, e com o café da manhã, em que cada participante trouxe algum alimento para partilhar. Após esse momento, a celebração teve início, trazendo a importância da água e sua preservação, além da reflexão sobre o Domingo de Ramos, saindo em caminhada até a nascente mais próxima, com ramos e mudas.

Com todos e todas próximos à nascente, a celebração seguiu com algumas reflexões, como “Por que as águas e os rios estão secando?”; “Por que não chove mais como antes?”; e “O que está ocasionando a crise ambiental?”. Os participantes foram divididos em pequenos grupos para debater e refletir sobre essas questões e, em seguida, cada grupo definiu um pequeno símbolo, palavra ou gesto que representasse suas considerações.

Caminhando para o encerramento da celebração, houve a bênção final, em que as mulheres em torno da fonte foram aspergindo água sagrada sobre as pessoas, plantas e ramos. O momento foi finalizado com o plantio de mudas de árvores em torno da nascente, que já está protegida, fortalecendo a recuperação e proteção das águas.

As mulheres da Associação das Mulheres Indígenas Bororo da Aldeia Tadarimana estiveram presentes, trazendo a realidade também vivenciada em sua comunidade, com a seca de nascentes e rios devido ao desmatamento de áreas no entorno. A CPT, juntamente com a UFR, irá contribuir no levantamento e diagnóstico das nascentes que precisam ser recuperadas, e posteriormente será necessário realizar um levantamento de recursos para arrecadar o material necessário para proteção destas nascentes.

Histórico

As iniciativas da CPT e demais parceiros têm buscado a conscientização coletiva para a proteção das nascentes no Mato Grosso, abrangendo as regiões da Baixada Cuiabana, Norte, Noroeste, Araguaia e Sul. Na região sul de MT, as celebrações do Dia Mundial da Água começaram em 2009, com ações de plantio de árvores, envolvendo várias entidades.

Já são mais de 150 nascentes protegidas desde 2011, destacando os municípios de Rondonópolis, Juscimeira e Poxoréu, em várias comunidades, como Bananal, Olga Benário, Grota Seca, Gleba Rio Vermelho, Pedra Preta, Portal da Areia, Fátima de São Lourenço, 17 de Março, entre outras. Recentemente, as iniciativas chegaram à Comunidade Poço Azul, com duas nascentes já protegidas, com a contribuição da Campanha Salve Uma Nascente, da CPT. A comunidade fez o levantamento com estimativa de mais 20 nascentes a serem recuperadas.

Pessoas presentes se reuniram próximas a nascente para refletir sobre a preservação da água. (Foto: Luana Bianchin)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + quatro =