Fiocruz apresenta mostra audiovisual ‘O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami’

Sílvia Batalha, VPAAPS/Fiocruz

A Fiocruz anuncia a mostra audiovisual O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami. A abertura ocorrerá no dia 30 de abril e a exposição ficará disponível ao público no Museu da Vida Fiocruz por aproximadamente oito semanas. A mostra é uma iniciativa que reúne os materiais produzidos em campo pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território Yanomami. Divididas em três etapas, as equipes do Canal Saúde, VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Programa Radis de Comunicação e Saúde documentaram as ações desenvolvidas em resposta à emergência de saúde.

Durante a primeira etapa, a equipe do Programa Radis de Comunicação e Saúde esteve em Boa Vista (RR), registrando as atividades realizadas na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e no território do Baixo Mucajaí. Registros fotográficos e de vídeo foram feitos, documentando a campanha de vacinação e as ações dos profissionais de saúde e das lideranças indígenas, incluindo figuras proeminentes como Davi Kopenawa.

Na segunda etapa, a equipe do Canal Saúde também contribuiu para a documentação, capturando imagens do cotidiano em Surucucu e conduzindo entrevistas com lideranças locais, como Júnior Yanomami. Simultaneamente, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz acompanhou o cotidiano da emergência, produzindo imagens e um documentário Xawara e saúde, que retratam a realidade do território Yanomami e os esforços de resposta à crise.

Esses materiais serão apresentados na mostra audiovisual O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami, sediada no Museu da Vida Fiocruz, na área do anfiteatro/painel Glauco Rodrigues, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. A exposição oferecerá aos visitantes uma oportunidade de vivenciar e refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade Yanomami e sua cultura.

A mostra audiovisual O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami agradece à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), à Hutukara Associação Yanomami e à Urihi Associação Yanomami pela colaboração e apoio em tornar a exibição possível.

Museu da Vida Fiocruz

O Museu da Vida Fiocruz é uma instituição científica e cultural vinculada à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) que tem como missão promover a divulgação científica, a educação para a saúde e a preservação da memória das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil.

Sinopse:

A mostra audiovisual O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami é uma jornada visual pela Terra Indígena Yanomami, apresentando materiais produzidos pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território.

Serviço:
O céu que nos protege – Vidas e vozes na Terra Yanomami
Quando: a partir de 30/4.
Visitação de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção – Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ).
Entrada gratuita. Não é necessário agendar para visitar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

10 + nove =