Conheça a Caravana da Educação do Campo na Bahia

Ação percorre os territórios baianos, divulga a licenciatura em Educação do Campo e pauta o seu reconhecimento nos editais de seleção

Da Página do MST*

A “Caravana da Educação do Campo: nas Trincheiras dos Saberes, Erguendo Construtores para o Futuro”, é uma iniciativa idealizada pela turma de licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Agrárias (LEDOC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e tem como objetivo percorrer os territórios baianos divulgando a licenciatura e pautando o seu reconhecimento nos editais de seleções e concursos públicos.

A ideia é ampliar a inclusão de vagas específicas para atuação dos licenciados e licenciadas em Educação do Campo nas escolas municipais, estaduais, federais e, consequentemente, na inserção nos Planos de Cargos e Carreiras, demarcando assim o reconhecimento da categoria de professores(as) do campo no âmbito da educação brasileira.

A Caravana da Educação do Campo iniciou seu percurso na Comunidade Quilombola da Laranjeira, em Igrapiúna-BA, no dia 19 de julho e contou com a participação de estudantes, coordenadores e professores do Colégio Estadual Professor Neilton Lima Moreira, Escola Municipal Idalina, Escola Técnica em Agroecologia Luana Carvalho, representação da Associação Quilombola da Laranjeira, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), MST, APLB de Valença (BA), APLB de Igrapiúna (BA) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrapiúna.

A iniciativa contou também com a presença de representantes da Secretaria de Educação do município de Igrapiúna, representação política do Partido dos Trabalhadores (PT) de Igrapiúna, representação da Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura do município de Teolândia, representação do coletivo Orobó Potências e do Coletivo Étnico Guerém, do Instituto Bioeducar, das comunidades Limoeiro, Tabocas, Sapucaia, Manjerona, Bombaça, Baixa de Areia, Mato Grosso, representante do Núcleo Territorial de Educação-NTE 06, do Grupo de Pesquisa Docência, Currículo e Formação e representação do Coletivo de Egressos(as) da Educação do Campo- CFP/UFRB, reunindo um público de 125 pessoas.

Além da demanda por reconhecimento profissional, a Caravana apontou a importância de parcerias com as prefeituras para apoio através da implementação de bolsa permanência destinada aos estudantes, auxílio transporte e a necessidade de fortalecer a luta contra o fechamento das escolas do Campo no território.

A Caravana retorna ao território no dia 29 de julho, reunindo-se com representantes de secretarias de educação dos municípios de Igrapiúna e Teolândia, representantes da secretaria de agricultura de Teolândia, professores da educação básica e movimentos sociais para apontar ações concretas necessárias no que diz respeito ao atendimento das demandas indicadas durante as atividades desenvolvidas no último encontro.

Destaca-se que o reconhecimento dos egressos em concursos e seleções públicas está ligado a uma necessidade material, problemática social, política e econômica. Portanto, a pauta está ancorada na luta por uma Educação do Campo, a qual se configura enquanto uma potencial ferramenta na busca pela conexão entre a Escola e a realidade concreta produzida por meio do trabalho, que é o sustentador da vida em todas suas dimensões.

*Com informações da Comissão Político Pedagógica da Caravana da Educação do Campo
*Editado por Wesley Lima

A ideia é ampliar a inclusão de vagas específicas para atuação dos licenciados e licenciadas em Educação do Campo. Foto: Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um + dezessete =