Nota de Pesar CPT – Atentado no Assentamento Olga Benário, em Tremembé/SP

“Quem tira o pão/terra dos pobres é assassino (Eclesiástico 34,21). E feliz os que lutam pela vida digna de todo o povo.

CPT

É com profundo pesar e indignação que recebemos a notícia da tragédia ocorrida no Assentamento Olga Benário, na cidade de Tremembé, na última sexta-feira (10). Mais uma chacina vitimou cruelmente diversas pessoas, bem como, a comunidade. Nesse momento de dor, nos solidarizamos e nos juntamos às famílias enlutadas, amigos e todos os que, de alguma forma, foram afetados.

O ocorrido é um reflexo de um contexto social marcado por desigualdades, violência no campo, abandono e falta de segurança, que só perpetuam a dor e a insegurança entre as populações camponesas. A luta pela justiça, pelos direitos humanos e pela paz deve ser reforçada agora mais do que nunca, para que ações dessa natureza jamais se repitam.

Que os responsáveis ​​por esse crime bárbaro sejam identificados e punidos no rigor da lei, e que as vítimas e suas famílias encontrem, em meio à dor, força para seguir adiante. O movimento por justiça e respeito à vida é a única forma de honrarmos as memórias daqueles que partiram.

Nos solidarizamos com a dor das famílias e amigos das vítimas, reafirmamos nosso compromisso com os trabalhadores sem terra e seguiremos denunciando a violência no campo.

Nenhum trabalhador sem terra, sem casa e sem trabalho!

 

Penápolis-SP, 12 de Janeiro de 2025

Comissão Pastoral da Terra Regional São Paulo – CPT/SP

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − dezesseis =