Premiada como Melhor Iniciativa Cultural de 2024 pelo Canal Arte Agora, Fatoflix atinge 10 mil usuários cadastrados em menos de cinco meses e inicia 2025 com novos lançamentos.
por Tatiana Carlotti, em Fórum 21
Até as seis horas desta sexta-feira (10 de janeiro), Fatoflix somava 9.809 usuários. Entre agosto e outubro, meses iniciais do projeto, éramos apenas 500 pessoas. Nos próximos dias, seremos 10 mil, usufruindo, debatendo, divulgando filmes e documentários especiais, voltados para a formação cultural e política, de forma 100% gratuita.
A adesão nos surpreende e mostra o quanto não estamos sozinhos nesta luta. São mais de 100 filmes de produtores, cineastas, intelectuais, ativistas e entidades que abraçam este projeto, permitindo que ele ganhe forças.
O tempo, porém, urge. O Grupo META, como se sabe, anunciou o encerramento do programa de checagem de fatos em suas redes nos Estados Unidos. A medida terá impacto no Brasil. Um dos grandes especialistas do tema, o professor Sérgio Amadeu (UFABC) destaca que “como o ex-Twitter, o atual X, sob o comando de Musk, as redes sociais Facebook e Instagram se tornarão veículos ainda mais liberados para a proliferação de todo tipo de desinformação e discurso de ódio”.
“Zuckerberg ao anunciar a nova postura de suas plataformas de relacionamento social afirmou ainda que existiam decisões secretas que os tribunais latino-americanos exigiam que fossem cumpridas. Não citou o STF brasileiro, mas o endereço do ataque não parece ser outro”, complementa.
Papel civilizatório
Nessa guerra contra gigantes, Fatoflix acredita na potência do cinema de comunicar a pauta civilizatória da liberdade, da democracia, da cidadania, da justiça social e dos direitos humanos.
A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro atesta isso. O filme de Walter Salles fala sobre um deputado assassinado pelo Estado militar durante a ditadura brasileira. Encanta, toca e traduz aos que não viram, não viveram e não leram o que foi viver sob a ditadura militar.
Casos de desaparecimentos e assassinatos como o de Rubem Paiva também estão em foco na nossa Mostra Direitos Humanos e Memória, que marcou em 2024 os 60 anos do Golpe de 1964. Nesta semana, entrou no catálogo desta Mostra o filme Repare Bem de Maria de Medeiros.
O filme traz a trajetória de Denise Crispim, filha de pais militantes e de seu companheiro Eduardo Leite, o Bacuri, brutalmente torturado pela ditadura. Denise foi presa e torturada quando estava grávida de seis meses. Ela viveu durante anos na Europa até receber anistia e a reparação do governo brasileiro. O filme conta essa história (confira)
Prêmio de Melhor do Ano
A Fatoflix também ganhou prêmio no final de 2024. Nós fomos contemplados com o Prêmio de Melhor do Ano na Categoria Iniciativa Cultural pelo Canal Arte Agora. Em entrevista a Alexandre Santos, editor do veículo, Carlos Tibúrcio, diretor da Fatoflix, lembrou que a plataforma é “uma contribuição relevante para o campo democrático progressista brasileiro”.
“Ela é uma plataforma de streaming como as outras (Netflix, GloboPlay, a Prime), só que dedicada à formação cultural e política e em defesa da democracia e das conquistas sociais. Todos os filmes e documentários que a curadoria da Fatoflix seleciona e coloca à disposição na plataforma têm esse objetivo”, destacou.
A Fatoflix é ainda um embrião de resistência surgido em agosto de 2024. Neste período, já foram disponibilizadas gratuitamente mais de 100 obras em quatro mostras:
Mostra Cidades e Cidadania, que estreou a plataforma em agosto, em meio às eleições municipais para estimular o debate e a mobilização social.
Mostra Comunicação e Cinema, em sinergia com o seminário organizado pelo “Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé”, em setembro, sobre Comunicação e Integração da América Latina.
Mostra Geopolítica Global em Foco sobre as eleições nos Estados Unidos e a Cúpula do G-20 (juntamente com o G20 Social), realizada no Rio de Janeiro, dois grandes acontecimentos ocorridos em novembro deste ano.
E, por fim, a Mostra Direitos Humanos e Memória que marca os 60 anos do Golpe de 1964, para que nunca mais aconteça!
Todas elas são acompanhadas pelos nossos minicursos de formação política e por um pequeno vídeo explicativo, os Fatoguias, destinado a orientar a escolha e a navegação pelos filmes na plataforma.
Conheça. Participe.
Acesse: https://fatoflix.com.br