Três filmes especiais para este final de semana da denúncia da PGR contra os golpistas

Por Tatiana Carlotti, na Fórum21

Na semana em que a Procuradoria Geral da República apresenta, oficialmente, a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 acusados, expondo o seu envolvimento com a intentona golpista de 8 de janeiro de 2023, a FATOFLIX indica três filmes que nos permitem refletir sobre a forte luta da sociedade brasileira em defesa da democracia e dos direitos constitucionais.

O primeiro deles é “Ato de Resistência: a luta da blogosfera progressista” de Silvio Tendler. O documentário de 2023 conta a trajetória dessa luta na seara da comunicação, a partir da experiência do movimento dos blogueiros progressistas, conhecido como “Blogprog”, que surgiu em 2010 como uma resposta à manipulação e polarização política pela mídia corporativa, ou nas palavras do saudoso Paulo Henrique Amorim: “o Partido da Imprensa Golpista, o PIG”.

O filme mostra, a partir de depoimentos dos protagonistas deste movimento, a atuação nefasta do PIG contra os governos democráticos de Lula e Dilma, e a intensa luta desses comunicadores no enfrentamento e na denúncia da desestabilização política que levaria ao golpe do impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à eleição de Jair Bolsonaro em 2018, confira o filme na FATOFLIX.

MILITARES QUE DISSERAM NÃO

O segundo filme, à espera de vocês na plataforma, também do mestre Silvio Tendler, traz outra experiência ocorrida no olho do furacão de 1964; e protagonizada pelos próprios militares que se recusaram a compactuar com o terror de estado.

Trata-se do filme “Militares da Democracia: Os militares que disseram não”, de 2014. Tendler entrevistou vários militares que resistiram ao golpe, verdadeiros heróis anônimos das Forças Armadas do Brasil.

Os depoimentos se misturam a arquivos de época e conta a história de militares perseguidos, cassados, torturados e mortos por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

O filme foi premiado com menção honrosa no Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo – Cinema e Literatura (2014) no Rio de Janeiro e pode ser visto, gratuitamente, na Fatoflix, confira aqui.

DE OLHO  NA EXTREMA-DIREITA

Por fim, para entendermos mais amplamente este movimento de resistência, recomendamos o imperdível documentário “Conservadorismo em Foco”, lançado em 2018. Naquele ano, o então candidato Lula seria injustamente preso para que Bolsonaro, da extrema-direita, pudesse ser eleito.

O filme de Arthur Moura e Felipe Xavier nos ajuda a entender o movimento conservador e a nova onda da extrema-direita, que se apoia no neoliberalismo selvagem e nas formas de dominação do capital em curso.

Eles trazem entrevistas, arquivos de época, expondo de forma contundente e didática o processo histórico de formação do conservadorismo na Europa e nos EUA, a partir da década de 30, não sem acompanhar e refletir sobre os desdobramentos desse movimento no Brasil atualmente.

Moura e Xavier, ambos graduados em História pela UFF, estão à frente da produtora independente 202 Filmes, voltada a produções que mostram a luta e a resistência da classe trabalhadora e dos demais setores oprimidos em nosso país. Não deixem de conferir o documentário na nossa plataforma; clique aqui.

Silvio Tendler na Vigília Lula Livre, em 2018. Foto: Joka Madruga/Agência PT.

– Repórter do Fórum 21 desde 2022, com passagem por Carta Maior (2014-2021) e Blog Zé Dirceu (2006-2013). Tem doutorado em Semiótica (USP) e mestrado em Crítica Literária (PUC-SP).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

seis + oito =