Comunidade da UEMG vai às ruas contra projetos de Zema que ameaçam a existência da universidade

Ato, nesta terça-feira (17), em Belo Horizonte, denuncia plano do governo de MG de vender imóveis da UEMG

Brasil de Fato

Estudantes, professoras, professores, técnicas e técnicos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) realizam nesta terça-feira (17), às 17h, uma manifestação na Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. O ato é convocado pela Associação dos Docentes da UEMG (Aduemg) em defesa da universidade pública e contra os projetos de lei (PL) 3.733 e 3.738, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

As propostas fazem parte do pacote do governador Romeu Zema (Novo) para adesão de Minas ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), e preveem, entre outras medidas, a venda de imóveis da UEMG para abatimento da dívida estadual com a União.

Sem apresentar alternativas para a permanência de mais de 22 mil estudantes, 1,7 mil docentes e cerca de 600 técnicos administrativos em caso de venda dos prédios, os projetos são vistos como uma ameaça direta à continuidade da universidade. Para a Aduemg, a proposta é uma tentativa disfarçada de privatização — ou mesmo de extinguir — uma das maiores universidades públicas do país.

Antes da manifestação, será realizada uma plenária unificada das escolas da UEMG de Belo Horizonte, na Escola de Design, também na Praça da Liberdade. Participam da plenária as comunidades acadêmicas da Escola de Design, Escola Guignard, Faculdade de Educação, Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios e da Escola de Música.

A atividade também contará com a presença do bloco carnavalesco Corpo Indecente, formado por estudantes, professores e demais integrantes da UEMG. O grupo tem usado o Carnaval como espaço político para a defesa da educação pública em Minas.

Após o ato, haverá uma projeção mapeada na empena da Escola de Design com a campanha “UEMG: Quem Conhece, Defende”, que pretende chamar a atenção da população que frequenta ou circula pela região da Praça da Liberdade.

Serviço

Manifestação em defesa da UEMG

Terça-feira, 17 de junho – 17h

Praça da Liberdade, Belo Horizonte

Com participação do Bloco Corpo Indecente

Projeção mapeada “UEMG: Quem Conhece, Defende” após o ato

Editado por: Ana Carolina Vasconcelos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

catorze − sete =