TV Justiça exibe série documental sobre Luiz Gama, jurista negro patrono da abolição

STF

Na semana que marca os 195 anos de nascimento de Luiz Gama, em 21 de junho de 1830, em Salvador (BA), a TV Justiça começou a exibir uma série de cinco episódios sobre sua biografia. Os programas apresentam a trajetória do ex-escravo baiano, alfabetizado aos 17 anos, que estudou direito de forma autodidata e, como advogado, libertou mais de 500 pessoas escravizadas. Gama era abolicionista, jurista, jornalista e escritor.

A partir das obras jurídicas do pesquisador Bruno Rodrigues, do Instituto Max Planck, instituição alemã de pesquisa científica, os vídeos revelam histórias inéditas do homem que foi fundamental para a luta contra a escravidão no Brasil. Entre elas, a desconhecida ação judicial chamada de “Questão Neto”, em que Gama libertou 217 escravizados no século 19. O misterioso assalto do cofre da alfândega de Santos, caso que movimentou o Império em 1877, também será desvendado. Confira a justiça alcançada por meio da perspicácia de Gama e suas estratégias jurídicas inovadoras.

Os programas ressaltam o legado de Luiz Gama para o direito, a educação, a literatura negra e a imprensa brasileira. Os caminhos do homem e do abolicionista nos faz refletir sobre o Brasil de ontem e de hoje e sobre o país que queremos para o futuro.

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 21h30, no canal 1, em Brasília, e pode ser revisto na playlist do programa no nosso canal do YouTube. Você também pode acompanhar no app TV Justiça +.

***

Veja abaixo o primeiro episódio e, seguida, os links para os demais:

Episódio 2 – https://www.youtube.com/watch?v=Y4_lpinupzU

Episódio 3 – https://www.youtube.com/watch?v=fT_b1_D1gL0

Episódio 4 – https://www.youtube.com/watch?v=yh-NofY_KNM

Episódio 5 – https://www.youtube.com/watch?v=Cw8_il6DX1Q

Luiz Gama. Imagem: STF

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco − um =