Nota de Repúdio da COP do Povo às declarações do governador Helder Barbalho (PA)

CPT

Em Nota Pública, o Coletivo COP do Povo manifesta sua indignação diante das declarações do governador do Estado Pará, Helder Barbalho, no último sábado (16/08), em defesa da derrocagem do Pedral do Lourenço. Confira o vídeo na rede social do governador.

Em seu pronunciamento, o governador atacou a Audiência Pública realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Marabá (PA), que teve como pauta a Consulta Pública para a criação da Área de Proteção Ambiental Paleocanal do Rio Tocantins. De forma desrespeitosa, Helder Barbalho acusou o processo democrático de tentar inviabilizar a derrocagem do Pedral do Lourenço e a construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins.

Atacar uma audiência pública legítima significa desrespeitar a democracia e os direitos das comunidades que vivem às margens do Rio Tocantins.

Na Nota, o coletivo de organizações e comunidades que formam a COP do Povo também aponta a realidade grave de, em pleno ano da COP-30, o governador do Pará se colocar contra a criação de áreas de proteção ambiental, ao mesmo tempo que defende a explosão de um rio na Amazônia. A postura revela a falta de compromisso com a preservação da floresta e a defesa dos povos amazônicos, e a prioridade para os interesses do agronegócio, da mineração e de grupos econômicos que historicamente exploram o território em detrimento da vida e da justiça socioambiental.

Leia a Nota completa abaixo:

Nota de repudio_COP do POVO[1]

Pedral do Lourenção no rio Tocantins: comunidades protestam para que a formação rochosa natural não seja implodida. Foto: Antonio Cavalcante/Ascom Setran-PA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × três =