Incra no Ceará
O Incra reconheceu três Projetos de Assentamento Estaduais (PE) cearenses, criados pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2026. A medida possibilita o acesso das famílias assentadas pelo governo estadual às políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Foram contemplados os PEs Hermano Magalhães, no município de Aracoiaba; Volga, em Alto Santo, e Trapiá I, em Itatira. Somadas, as três áreas totalizam 35 famílias que poderão obter direitos, serviços e créditos oferecidos aos assentados federais. Com a publicação das portarias, o Incra/CE já está autorizado a iniciar o processo de análise para a inclusão dos novos beneficiários no PNRA.
O assentamento Hermano Magalhães possui cinco famílias e 123 hectares. Na área reformada Volga vivem 18 famílias, distribuídas em 1.584 hectares. Já na Trapiá I tem 12 unidades familiares em 424 hectares.
Entre as ações de desenvolvimento federal estendidas aos assentamentos estaduais, a aplicação do Crédito Instalação é uma das que garante maior apoio para as comunidades rurais. São recursos voltados à instalação inicial nos lotes; fomento da produção de jovens e mulheres; construção e reforma de habitações; instalação de sistemas hídricos, entre outros.
—
Imagem: Famílias da área Hermano Magalhães serão beneficiadas com a ação. Foto: Incra/CE
