Quilombolas no Ceará celebram posse de imóvel rural integrante do território

No Incra

Os quilombolas da comunidade Três Irmãos, em Croatá (CE), na região da Ibiapaba, se reuniram na noite de 10 de fevereiro (terça-feira) para celebrar uma conquista histórica: a garantia da posse da terra onde suas famílias vivem e mantém suas raízes há mais de 150 anos. O encontro aconteceu em frente à escola local, onde os moradores acompanharam a solenidade de transmissão da propriedade rural Olho D’Água da Roça/Angicos, com 2,9 mil hectares, para o Incra.

Com o ato judicial, a autarquia detém formalmente o único imóvel rural que compõe o território. “É um momento muito importante no processo de regularização fundiária, pois a área deixa de pertencer ao antigo proprietário e passa a ser posse do Incra, de acordo com a decisão da Justiça, permitindo ao instituto iniciar os procedimentos para conceder as terras para a comunidade”, explicou a chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra/CE, Gina Dantas.

As famílias presentes demonstraram um misto de sentimentos, entre alegria e alívio, após quase 20 anos de luta pelo reconhecimento do território como remanescente de quilombo.

“Nós estamos respirando um ar de liberdade que há 19 anos não tínhamos, é só gratidão. Estamos com o coração aliviado, liberando um grito de liberdade, porque aqui faz parte da nossa identidade, do nosso sentimento de pertencimento”, disse a presidente da Associação Comunitária Remanescente de Quilombo Três Irmãos (ACORQTI), Antoniza Mateus dos Santos.

História e perspectivas
Segundo Antoniza, o grupo teve origem a partir de duas mulheres trazidas do Maranhão para o trabalho escravo nas terras onde hoje vive a comunidade. De uma delas, Luzia Maria da Conceição, descendem as principais linhagens familiares predominantes na área. “Nós estamos aqui na sexta geração da família formada pela escravizada Luzia, junto com outra escravizada, Ana”, explica a liderança local.

Com a terra garantida pela ação de regularização fundiária feita pelo Incra, as 19 famílias têm a expectativa de receber mais políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal, principalmente nas áreas de educação e saúde.

Em 2025, o Incra iniciou um processo de cadastramento das famílias de Três Irmãos para inclusão no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Com a iniciativa, os quilombolas poderão acessar os mesmos benefícios oferecidos aos assentados, como a obtenção de créditos para instalação, apoio à produção e habitação, entre outros.

Solenidade
Além das famílias de Três Irmãos, o evento contou com a presença de gestores do Incra/CE, além de representantes da Prefeitura de Croatá, da Câmara Municipal, da Secretaria Estadual da Igualdade Racial (Seir), do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Foto: Incra no Ceará

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × três =