Povos Indígenas de Roraima se preparam para a IV Feira de Sementes: A semente preserva e desperta grandes conhecimentos

Por CIR

Os povos indígenas de Roraima se preparam para realizar a IV edição da Feira de Sementes dos Povos Indígenas de Roraima que esse ano vem com o tema: A semente preserva experiência e desperta grandes conhecimentos. O evento será realizado nos próximos dias, 15, 16 e 17, com chegada dia 14.

O evento será realizado no histórico Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), local marcado pela destruição, perseguição e ameaças de invasores, mas também de grandes conquistas dos povos indígenas de Roraima, tendo como lema de caminhada, terra, identidade e autonomia. O Centro Indígena fica localizado na comunidade indígena Barro, região Surumu, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Para essa edição, uma vasta programação foi preparada para atender a demanda dos participantes. São produtores (as) indígenas, estudantes, lideranças, professores e demais membros comunitários e convidados que devem participar do evento.

A programação iniciará no dia 14, a partir das 18h, com a recepção e credenciamento dos participantes. A abertura oficial será no dia 15, pela manhã, com apresentação cultural, dança do parixara e defumação do maruai.

A programação dará continuidade com a primeira mesa composta pelas organizações indígenas, instituições públicas e entidades sociais e em seguida, a mesa com o tema sobre “a importância das sementes”. Outra mesa debaterá o tema “potencias, inovações e legislações”.

O segundo dia, 16, haverá as oficinas com métodos tradicionais de plantio e conservação, ensinados através dos cantos, rezas e ritos. A atividade contemplará o aprendizado da produção do artesanato com semente, plantas medicinas, composto orgânico, pintura tradicional, produção de mudas e enxertia e trançar darruana. Pela tarde, ocorrerão às apresentações de teatro, dança, música, poesia e outras modalidades artísticas.

Em seguida, exposição de produtos, sementes e das variedades. À noite, debate sobre as variedades tradicionais existentes nas regiões e após, noite cultural com a apresentação da banda musical Anna Eserenka e CIFCRSS.

Sobre a Feira de Sementes Tradicionais

Um dos principais objetivos da feira é apoiar a difusão e multiplicação das sementes tradicionais entre os povos indígenas de Roraima, visando sua autonomia e a valorização do conhecimento tradicional.

Essa edição da Feira de Sementes ocorre em uma data emblemática ao CIFCRSS, quando se relembram os 11 anos do incêndio criminoso ocorrido em 17 de setembro de 2005, destruindo parte da escola numa tentativa de intimidação por parte dos que eram contra a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. As marcas do incêndio ainda permanecem, mas não foram capazes de conter a força do movimento indígena que hoje em sua terra homologada celebra e fortalece seus conhecimentos, sua produção e sua grande diversidade de sementes.

 A realização da Feira é do Conselho Indígena de Roraima (CIR) em parceria com Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Iniciativa Wazaka’ye(INPA), com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Socioambiental (ISA), Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O financiamento desta edição é do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-Ecos) e Terra dos Homens (TdH). Mais informações podem ser obtidas no CIR (3224-5761) e no site. Contatos: 98804-6437 / 99151-0409

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro + um =