Mesa de debate Direita e Mídia no Brasil e lançamento do livro #VaipraCuba: dia 7, na Uerj

#VaipraCuba – A gênese das redes de direita no Facebook será lançado dia 7 de junho, às 17h, na sala Olavo Brasil, do IESP-UERJ. O lançamento do livro será antecedido por um debate sobre “Direita e Mídia no Brasil”, do qual participarão o autor Marcelo Alves dos Santos Junior, doutorando em Comunicação pela UFF, João Feres (IESP/UERJ) e Afonso de Albuquerque (UFF).

Sobre o livro

Em outubro de 2018, o Brasil assistiu desorientado à ação orquestrada de redes de desinformação que tangenciaram a imprensa jornalística e disseminaram campanhas difamatórias a partir de retóricas intransigentes e hostis contra a esquerda. Um candidato com tempo irrisório de propaganda televisiva chegou à presidência com discurso agressivo e apologético da ditadura militar, saudado por milhões de fãs nas mídias digitais. Como isso foi possível?

Para entender a estrutura de comunicação política que viabilizou a vitória de Jair Bolsonaro, é necessário voltar quatro anos atrás e detalhar como surgiram as alianças que forjaram sua imagem nas mídias sociais.

No começo de 2014, antes da reeleição de Dilma Rousseff, começava a tomar forma uma poderosa rede direitista de produção de memes, artificialização de mobilizações e articulação de pessoas para linchamentos virtuais que foi decisiva, anos depois, nas convocatórias das manifestações pelo impeachment da petista e na eleição do ex-capitão em 2018.

O debate reconstrói as relações entre mídia e política no Brasil contemporâneo, com atenção especial para o surgimento de infraestruturas híbridas de comunicação política que jogaram ao centro do poder personalidades como Olavo de Carvalho que, cinco anos atrás, eram influenciadores de fóruns conservadores pouco frequentados na internet.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

catorze − 11 =