O governo Bolsonaro e a militância política em torno dele são incapazes de conviver com o contraditório. Por essa razão, o presidente e seus aliados dentro e fora do governo se esforçam com dedicação especial – e preocupante – para silenciar críticos, perseguir adversários políticos (reais e imaginários), e cercear a liberdade de expressão e de imprensa. Isso tem sido perceptível de maneira particular no campo socioambiental, área repleta de polêmicas nesta administração.
O The Intercept Brasil repercutiu um caso importante: o do pesquisador Lucas Ferrante, doutorando do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). Nos últimos meses, Ferrante e alguns colegas vêm se esforçando para apontar o desmonte das políticas ambientais sob o governo Bolsonaro no Brasil, com artigos publicados em revistas de prestígio global como Science e Nature. Eles também apontaram o risco de uma nova escalada da pandemia em Manaus no final do ano passado, o que acabou acontecendo meses depois. No entanto, tudo isso atraiu a ira de apoiadores do presidente, cada vez mais radicalizados pelo discurso ideológico dele, com ameaças de morte e tentativas de agressão.
O ClimaInfo se solidariza com Lucas Ferrante e condena as agressões da extrema-direita contra aqueles que documentam e divulgam o desmonte ambiental promovido pelo governo Bolsonaro. É preciso que todos e cada um de nós apoiemos a ciência brasileira.