PF prende garimpeiro suspeito de matar indígena e ferir dois em ataque a tiros na Terra Yanomami

Investigação da PF indica que homem é um dos suspeitos de atirar contra indígenas em abril de 2023, na comunidade Uxiu

Por g1 RR — Boa Vista

A Polícia Federal prendeu um garimpeiro suspeito de atirar contra indígenas na Terra Yanomami, em Roraima. No ataque, o Yanomami Ilson Xiriana, de 36 anos, foi atingido na cabeça e morreu e outros dois ficaram feridos. O caso foi em abril deste ano na região de Uxiu. A prisão foi nessa sexta-feira (4).

Contra o suspeito havia um mandado de prisão expedido pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima e ele era considerado foragido. A prisão da PF teve o apoio da Polícia Militar. Não foi divulgado onde o suspeito foi preso (o vídeo acima mostra o socorro às vítimas).

O ataque à comunidade Uxiu foi no dia 29 de abril. Garimpeiros ilegais armados abriram fogo contra os indígenas da comunidade. Ilson Xiriana chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu numa unidade saúde. Os outros dois indígenas, de 24 e 31 anos, foram atingidos no abdômen e foram removidos do território a Boa Vista.

No dia, os relatos eram de que os garimpeiros chegaram à comunidade Uxiu e abriram fogo – alguns estavam encapuzados.

Na época, duas equipes da PF, com apoio da Força Aérea Brasileira e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas foram até a comunidade, onde investigadores identicaram dois suspeitos – entre eles, o preso dessa sexta.

Em nota divulgada sobre o prisão, a PF disse que as ações para retirada dos garimpeiros na Terra Indígena Yanomami continuam ocorrendo por meio de operações integradas pela Polícia Federal, Ibama, Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Funai.

Foto: Júnior Hekurari

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze + dezessete =