Funai, MEC e parceiros reinstalam o Território Etnoeducacional Yanomami e Ye’kwana em atuação intersetorial

Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e parceiros, conduziu entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março, uma reunião estratégica para a reinstalação do Programa Território Etnoeducacional Yanomami e Ye’kwana em regiões do Amazonas e de Roraima. A presidenta da fundação, Joenia Wapichana, a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, e o coordenador de Processos Educativos, André Ramos, marcaram presença no evento, realizado em Boa Vista (RR).

O diálogo contou com a participação de representantes de oito associações indígenas, reforçando a diversidade e a inclusividade do processo. A publicação do Decreto n° 6.861, em 2009, que dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, com a participação dos povos indígenas, observada a sua territorialidade e com o objetivo de respeitar suas necessidades e especificidades.

Estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Também participaram da reunião estratégica representantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR);  Secretaria de Estado da Educação de Roraima (SEED-RR); Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC-AM) e representantes de secretarias municipais.

Marcado pela pluralidade de vozes, o encontro reafirma o compromisso do Governo Federal com a preservação e valorização das culturas indígenas, bem como o avanço conjunto em direção a uma educação inclusiva e de qualidade.

Foto: Lohana Chaves/Funai

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