Repressão ao garimpo ilegal destrói aeronaves e mira pistas clandestinas no território Yanomami

Funai

Duas pistas clandestinas abertas ao redor da Terra Indígena (TI) Yanomami foram inativadas, na última semana, em operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outras dez estão no radar das Forças Armadas e devem ser inativadas nos próximos dias. O objetivo é destruir a infraestrutura montada pelos criminosos para impedir o desembarque dentro do território. A informação é da Casa de Governo, em Boa Vista.

Além das pistas, quatro aeronaves foram apreendidas pelos agentes do Ibama na terça-feira (7). Outras duas aeronaves foram apreendidas pela Agência Nacional de Aviação (Anac). Uma delas havia sido modificada para ampliar a capacidade de armazenamento de combustível. As pistas inativadas entram no patrulhamento ostensivo das operações de segurança que ocorrem de modo permanente, o que diminui as chances de reabertura.

O foco das operações de segurança é inviabilizar a partida de homens e equipamentos para dentro da TI. As pistas foram identificadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e verificadas junto à Anac para identificar a existência ou não de autorização.

De acordo com o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, a determinação do Governo Federal é trabalhar de forma transversal e unificada, utilizando a expertise dos 31 órgãos envolvidos. “Sabemos que o crime se qualifica à medida que toma ciência da presença diuturna de equipes federais dentro e fora da TI. Por isso, compartilhamos toda inteligência e pensamos conjuntamente as operações”.

Balanço

Desde a implantação da Casa de Governo, em Boa Vista, 539 operações de combate ao garimpo e ao apoio logístico foram realizadas. O saldo positivo contra o garimpo traz um balanço com a destruição de 88 acampamentos, 287 motores e 65 geradores. Na última semana, os garimpeiros perderam quatro acampamentos, 15 motores e três geradores.

Reunião geral

Na terça-feira (7), todas as equipes do Governo Federal que atuam em medidas para o povo Yanomami se reuniram no Palácio do Planalto. Um balanço de ações foi feito e há a expectativa de uma nova visita de ministros a Boa Vista ainda no mês de maio.

Foto: Alan Chaves / AFP

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × um =