Centro do Rio ganha Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no País

Inauguração acontece no dia 18 de dezembro, às 18h. O museu fica na Rua Primeiro de Março, 22. O museu foi idealizado pelo historiador Luciano Magno, que exibirá mais de 100 mil itens do seu acervo particular

Por Patricia Lima, em Diário do Rio

No dia 18 de dezembro, o Rio de Janeiro ganhará um novo espaço cultural: o Museu da Caricatura Brasileira (MCB), único do gênero no Brasil. O museu, idealizado pelo historiador Luciano Magno, exibirá, periodicamente, mais de 100 mil itens do acervo particular de Luciano. O MCB ocupará 1.000 m² e terá 14 salas expositivas, distribuídas em 3 andares. O complexo cultural fica na Rua Primeiro de Março, 22, Centro do Rio. A inauguração será na quarta-feira, às 18h.

Além de historiador, Luciano Magno é colecionador e caricaturista. Magno é autor do livro ”História da Caricatura Brasileira’‘, além de presidente do museu, que integra o programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio de Janeiro. No local serão realizadas exposições históricas e contemporâneas, com obras caricaturistas de grande destaque das primeiras décadas do século XX, entre eles: J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Alvarus, Fritz e Nair de Teffé. Obras de artistas consagrados da fase contemporânea da caricatura no Brasil também serão expostas.

O Museu da Caricatura Brasileira é um entre diversos negócios ligados à área de cultura que estão sendo implantados, especialmente na região da Praça XV, por meio do Reviver Cultural, que foi lançado pelo prefeito Eduardo Paes. O programa ajuda comerciantes e produtores culturais a pagarem os custos das suas ocupações.

Através Reviver Cultural sobrados históricos e lojas vazias ou abandonadas foram revitalizados e reocupados, dinamizando o Centro da capital fluminense, principalmente a região da Praça XV. Estima-se que o programa tenha promovido requalificação de mais de 40 imóveis para abrigar atividades culturais diversas. Nas imediações do MCB diversos imóveis foram locados para fins culturais.

O Museu da Caricatura Brasileira trará as seguintes exposições na sua inauguração:

PRIMEIRO ANDAR:

A História do Primeiro Centenário da Independência do Brasil (1822 – 1922), com a exposição das obras de J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Nair de Teffé. No local, o público terá ainda acesso a imagens sobre a Semana de Arte Moderna, o Tenentismo, a derrubada do Morro do Castelo, entre outros temas.

SEGUNDO ANDAR:

Apresenta a Exposição ”Nair de Teffé & Hilde Weber – Precursoras Brasileiras”. A mostra homenageia a primeira caricaturista brasileira Nair de Teffé, e nossa primeira chargista, Hilde Weber. No pavimento, os visitantes poderão ver a Exposição Permanente (longa duração) sobre a História da Caricatura no Brasil, com obras originais, gravuras, pinturas e esculturas, de mestres da caricatura, desde o século XIX. Entre os artistas cujas obras serão expostas estão:  Angelo Agostini, Henrique Fleiuss, Bordalo Pinheiro, J. Carlos, Calixto, Seth, Alvarus, Fritz, Lan, Borjalo, Chico e Paulo Caruso e Luis Trimano.

TERCEIRO ANDAR:

No local estará exposto o acervo da ”5ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil”, com trabalhos de artistas ilustres da geração atual, como Cavalcante, Jorge Jardim, e Quim Duran, entre outros.

Prédio do Museu da Caricatura Brasileira, na Rua Primeiro de Março, 22 / Divulgação

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × cinco =