“Conversas para ir além”: nova temporada do Pauta Pública estreia nesta sexta-feira

Claudia Jardim divide os microfones com Andrea Dip na apresentação do programa

O Pauta Pública, podcast semanal da Agência Pública, estreia sua temporada de 2025 trazendo várias novidades. Com o tema “Conversas para ir além”, o programa mantém seu compromisso de aprofundar os diálogos sobre questões que movimentam a sociedade.

“Essa temporada do Pauta vem com várias novidades para nossos ouvintes: tema novo, parceira nova de microfones, alguns ajustes surpresas. Mas claro, sem deixar de lado nossa cara e nosso compromisso com o jornalismo independente. Muita gente legal vai passar por aqui esse ano. Estou feliz, vamos abrir novas conversas!”, afirma Andrea Dip, apresentadora do Pauta Pública.

Dip apresenta o podcast desde o início e dividirá os microfones nessa nova temporada com a jornalista Claudia Jardim, coordenadora de podcasts da Pública desde o final de 2024. Com anos de experiência na produção de podcasts narrativos, a presença da nova apresentadora busca posicionar o Pauta Pública entre os principais podcasts jornalísticos do país.

“A audiência de podcasts de entrevistas cresce a cada dia, então vejo o Pauta Pública como um canal fundamental pra gente abrir debates essenciais no âmbito da política, direitos humanos e justiça”, afirma Jardim.

Desde setembro de 2020, o Pauta Pública convida especialistas de diversas áreas para explorar assuntos que ajudem a ampliar a compreensão sobre os desafios no Brasil e no mundo.

“Ir além do que já está sendo dito por todo mundo é desafiador, sem dúvida, e isso faz com que o Pauta Pública seja um espaço diferente de escuta”, afirma Jardim.

Entre os convidados da temporada passada tivemos o historiador e professor de literatura comparada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), João Cezar de Castro Rocha, que analisou como a Teologia do Domínio aparece em discursos e apostas do movimento ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro; o sociólogo José Cláudio Souza Alves, que explicou qual a relação entre milícia e Estado; a professora, artista e estudante de psicanálise, Rita Von Hunty, que refletiu sobre a sensação de ansiedade, frustração e pessimismo com o futuro em relação às consequências das mudanças climáticas, a ecoansiedade.

“Ao longo dos últimos anos, o Pauta Pública tem trazido questões fundamentais que muitas vezes são negligenciadas em outros espaços de comunicação, então para mim, é um privilégio fazer parte desse time que é um reflexo do compromisso exaustivo da Agência Pública com o jornalismo”, completa Jardim.

Conheça as apresentadoras da temporada de 2025 do Pauta Pública:

Andrea Dip é jornalista investigativa, escritora e estudante de psicanálise. Autora do livro-reportagem “Em nome de quem? A bancada evangélica e seu projeto de poder”. Atualmente vive em Berlim e faz parte do International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies da Fundação Rosa Luxemburgo. Apresenta semanalmente o podcast Pauta Pública, na Agência Pública de Jornalismo Investigativo e é colunista e comentarista no ICL notícias.

Claudia Jardim é jornalista multimídia, especializada em América Latina, política, direitos humanos e imigração. Foi correspondente na Venezuela e no sudeste asiático, com base na Tailândia. Integra a Oxford Climate Journalism Network para aprofundar a cobertura sobre a crise climática e suas consequências. Em 2024, de volta ao Brasil, ela lançou o podcast “No Labirinto”, sobre escravidão contemporânea, em co-produção com a Repórter Brasil. É colaboradora da Rádio Ambulante, único podcast em espanhol da National Public Radio (NPR), rede de rádio pública dos Estados Unidos. Fez parte da primeira geração do jornal Brasil de Fato e é mestranda em Relações Internacionais na PUC SP.

*

O Pauta Pública é financiado pelos nossos leitores que apoiam mensalmente através do programa de Aliados e faz parte da Rádio Guarda-Chuva — rede de podcasts feitos por jornalistas.

Ouça os novos episódios da nova temporada do Pauta Pública toda sexta-feira no seu tocador preferido

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

cinco + três =