O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia rejeita as declarações ofensivas e depreciativas ao Presidente do povo colombiano, Gustavo Petro Urrego, e a ameaça direta à soberania nacional emitida pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual acusa infundadamente o Presidente colombiano.
Essas acusações constituem um ato da mais alta gravidade e violam a dignidade do Presidente colombiano, que liderou e combateu incansavelmente o narcotráfico em nosso país, realizando, durante seus anos de mandato, as maiores apreensões de drogas ilícitas da história recente, além de promover uma luta que visa erradicar integralmente o flagelo das drogas em toda a região.
A referida comunicação contém uma ameaça direta à soberania nacional ao propor uma intervenção ilegal em território colombiano, um país que historicamente tem sido um valioso aliado na luta contra as drogas na região e no mundo. Essas abordagens violam todas as normas do direito internacional e da diplomacia, especialmente os tratados internacionais que protegem a soberania, a independência e a autodeterminação dos países.
Como Governo da Colômbia, rejeitamos veementemente esses pronunciamentos e apelaremos a todos os organismos internacionais em defesa de nossa soberania como Estado e da dignidade de nosso presidente, que sempre se destacou por seu respeito às instituições democráticas e sua luta frontal contra o narcotráfico.
Da mesma forma, rejeitamos o uso da cooperação internacional como instrumento de interferência nos assuntos internos da Colômbia. Sem cooperação, as organizações transnacionais dedicadas à produção e comercialização de narcóticos vencerão, e toda a região perderá.
Bogotá D.C., Colômbia, 19 de outubro de 2025.
