Documentário da ONU mostra perfis de iniciativas sustentáveis no Rio

Jessica Summerhayes – RioOnWatch

No dia 21 de setembro, um novo documentário com iniciativas sustentáveis no Rio de Janeiro estreou no cinema Odeon no Centro do Rio. CenaRIO Sustentabilidade em Ação foi produzido por 30 estudantes do Rio para documentar iniciativas e negócios criativos no Estado do Rio que contribuem para um mundo mais sustentável e justo. Produzido inteiramente em telefones celulares, o filme com 25 minutos apresenta 16 microempresários e organizações, no Rio, que incorporam práticas sustentáveis em seu trabalho, estrutura e produtividade.

O projeto do filme é uma iniciativa do Rio+20 Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Escola Nacional de Seguros (ENS). Estudantes de administração da ENS participaram do projeto piloto “Semestre de Desenvolvimento Sustentável”, durante o qual viajaram por todo o Rio e Baixada Fluminense para promover metas sustentáveis da Agenda 2030 da ONU e documentar as iniciativas que lhes deram base para o documentário.

As iniciativas existentes variam desde arquitetura, moda, até jardinagem. Arte Fibonacci, do Vidigal na Zona Sul, é um pequeno negócio de pai e filho que produz cintos, malas, brinquedos e peças de materiais recicláveis utilizando a técnica de macramé. Os empresários Júlio César, 56, e Ricardo Alves, 31, fabricam seus produtos em uma pequena oficina na casa de Júlio.

Parque Sitiê, também no Vidigal, é destaque no filme. Este projeto intergeracional transforma áreas degradadas em espaços públicos, e educa os membros da comunidade sobre horticultura. As práticas sustentáveis integradas, a resiliência da comunidade e a ação coletiva transformaram um depósito de lixo em um bonito jardim de arte. O projeto conta com a experiência de moradores e uma gama diversificada de especialistas. A liderança e o status de propriedade comunitária do Sitiê é um exemplo essencial de conservação e de sustentabilidade global. O sucesso deste projeto visionário pode ser usado como um precedente para outras comunidades.

Outras iniciativas com foco na identidade e capacitação foram mostrados. Iporinchê Salão de Belezas Negras, na Tijuca, tem a missão de cultivar auto-estima e fortalecer a identidade negra. Um projeto de arte infantil introduz arte e aumento da autoestima para a juventude no Jardim Gramacho, favela em Duque de Caxias.

Muitos projetos mostrados no documentário focam na reciclagem e reutilização de objetos descartados, incluindo garrafas, sacos de plásticos, madeiras e latas de bebidas. O filme mostra produtos artesanais criados a partir desses objetos, como bijuterias e roupas. Outras iniciativas revitalizam espaços e capacitam a comunidade.

O filme destaca práticas de sustentabilidade não só no sentido ambiental, mas também social e econômico. Os entrevistados descrevem os benefícios de suas empresas, tais como emprego e renda, a oportunidade de criar amizades, treinamentos em uma nova área e um plano para o futuro.

Com entrevistas engajadoras e projetos fascinantes, CenaRio fornece um panorama inspirador de iniciativas sustentáveis e de colaboração criativa no Rio de Janeiro.

Veja o trailer aqui:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

doze − dez =