Conflitos no campo atingem maior número já registrado no Brasil desde 1985

Novo levantamento aponta aumento de ocorrências de despejo judicial e violências causadas por governos estaduais

Por Gabriel Gama, Agência Pública

O Brasil teve 2.203 conflitos no campo em 2023, o maior número já registrado desde 1985, quando começaram os levantamentos da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No ano passado, os despejos judiciais no meio rural quase triplicaram e as violências causadas por agentes dos governos estaduais mais que dobraram, embora empresários e grileiros continuem liderando as agressões. (mais…)

Ler Mais

Empresas de agrotóxicos financiam ativistas contrários à ocupação, denuncia MST

Fazenda Coqueirinho atende aos requisitos para desapropriação e reforma agrária, afirmam acampados

Por Fernanda Couzemenco, Século Diário

Empresas de agrotóxicos financiam ativistas do Movimento Invasão Zero, contrário à ocupação da Fazenda Coqueirinho, em São Mateus, norte do Estado. A denúncia é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organiza as mais de 200 famílias integrantes da ocupação, iniciada na última quarta-feira (17), como parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. (mais…)

Ler Mais

Com 31 novas ocupações e acampamentos, MST encerra Jornada Nacional de Lutas

O Abril de Lutas mobiliza mais de 30 mil famílias Sem Terra, em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal

Da Página do MST

Desde a última segunda-feira (15/4), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem construído a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, com o lema “Ocupar para o Brasil alimentar!”. As ações da Jornada se encerram nesta sexta-feira (19/4), com 26 ocupações e cinco novos acampamentos, mobilizando mais de 30 mil famílias a partir de 70 ações diversas, em 18 estados e no Distrito Federal, que pautaram a defesa da Reforma Agrária durante toda a semana. (mais…)

Ler Mais

Ruralistas cercam acampamento e ameaçam integrantes do MST no Espírito Santo

Fazendeiros seguiram método do ‘Invasão Zero’ que já resultou em morte; grupo ruralista da Bahia nega envolvimento

por Murilo Pajolla, em Brasil de Fato

Ruralistas promoveram nesta quarta-feira (17) um cerco a uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de São Mateus (ES). Segundo os sem-terra, a entrada do acampamento foi tomada por 27 carros, tratores agrícolas e drones. (mais…)

Ler Mais

Luta pela terra, violência no campo e duração razoável do processo. Por Julio José Araujo Junior e Matheus de Andrade Bueno

Na ANPR

O dia 17 de abril retrata o “Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária”, instituído pela Lei 10.469/2002 em alusão ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996. Na ocasião, 19 trabalhadores sem-terra foram assassinados por policiais militares no Pará após o bloqueio de uma rodovia. (mais…)

Ler Mais

Governo tenta distensionar relação com o MST no “Abril Vermelho”. Por Rubens Valente

Nesta segunda-feira (15), a líder sem-terra Ceres Hadich dirigiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no Palácio do Planalto para o qual foi convidada junto com outras lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Agência Pública

“Assim como o senhor, presidente Lula, que não renunciou à sua dignidade em detrimento da sua liberdade interrompida, nós nos comprometemos, perante o povo sem-terra e o povo brasileiro, a não parar de lutar enquanto houver povo sem terra e terra sem gente”, disse Ceres. (mais…)

Ler Mais

Prefeitura de Campinas usa decreto de forma irregular para fazer despejo violento contra o MST

Polícia Militar utilizou gás de pimenta e disparou tiros com balas de borracha contra famílias do movimento

Caroline Oliveira e Gabriela Moncau, Brasil de Fato

A Guarda Municipal de Campinas (GCM) realizou uma ação de despejo sem ordem judicial, na manhã desta segunda-feira (15), de uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Campinas, no interior de São Paulo. (mais…)

Ler Mais