Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Setor conseguiu garantir incentivos financeiros após travar avanço de política que define redução de emissões até 2035

Por Giovana Girardi | Edição: Mariama Correia, Agência Pública

Depois de cinco meses de embates com o agronegócio, o governo federal conseguiu nesta segunda-feira (15 de dezembro) aprovar o Plano Clima, que traz diretrizes para o combate à mudança do clima no país, com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para os principais setores da economia que colaboram com o problema. O documento foi chancelado em reunião do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) depois que foram feitas concessões ao setor responsável pela maior fatia das nossas emissões. (mais…)

Ler Mais

Pesquisa comprova danos à saúde mental de camponeses 10 anos após instalação de eólicas

Por Raíssa Ebrahim, no MZC

Dez anos após a instalação do primeiro empreendimento eólico do Brasil, em Caetés, no agreste de Pernambuco, a 240 quilômetros do Recife, o que se vê é uma comunidade, em sua maioria, em sofrimento psíquico. Uma nova pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) campus Garanhuns constatou que 68% dos camponeses que ali vivem sofrem com problemas de saúde que ultrapassam a condição do corpo, chegando ao adoecimento psicológico e desenvolvimento de transtornos mentais leves, com consequente aumento do uso de remédios psiquiátricos. (mais…)

Ler Mais

‘A pesca está desassistida em todos os setores’

Presidente da associação da Ilha das Caieiras, em Vitória, cobra apoio e infraestrutura

Por Mariah Friedrich, Século Diário

Pescadores da Ilha das Caieiras, em Vitória, voltaram a cobrar políticas públicas voltadas à pesca artesanal e participação na elaboração e desenvolvimento de programas, em reunião com o subsecretário de Estado da Agricultura Familiar, Rogério Favoretti. “Temos políticas públicas, mas são poucas. É preciso que os governantes tenham um olhar mais atento e contato direto com a comunidade pesqueira, que é uma categoria sofrida e desvalorizada”, cobra o presidente da associação de pescadores do bairro, Wellington Júnior, conhecido como Juninho. (mais…)

Ler Mais

Feminicídio: aumentar pena não diminui casos, mas custo é baixo e convence eleitor

Especialista em direito penal, Maíra Zapater defende políticas introduzidas por Lei Maria da Penha e aulas sobre gênero

Por Isabel Seta | Edição: Ludmila Pizarro, Agência Pública

Maíra Cardoso Zapater se sente repetindo as respostas que deu em entrevistas de dez anos atrás. Como especialista em direito penal e em violência de gênero, a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi instada a falar em 2015, ano em que o Brasil inseriu em sua legislação o crime de feminicídio – quando uma mulher é assassinada por ser mulher. Já na época, Zapater alertava para o fato de que a tipificação desse crime poderia não ter efeito nas estatísticas de violência contra mulher. (mais…)

Ler Mais

Exploração de lítio no Jequitinhonha tem mais casas rachadas do que promessas cumpridas

Moradores preferem deixar a região a conviver com impactos da Sigma, que enfrenta dificuldades financeiras

Por Rafael Oliveira | Edição: Marina Amaral | Fotógrafo: José Cícero, Agência Pública

No Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, moradores de uma comunidade colada em uma mina de lítio, entre os municípios de Araçuaí e Itinga, temem que o teto caia sobre suas cabeças. Há semanas não se escuta o barulho da mineradora, mas a preocupação com as rachaduras das casas, causadas por anos de detonações, é maior do que o alívio momentâneo. Ninguém sabe o que vai acontecer daqui para frente. (mais…)

Ler Mais

Um olhar da Reforma Sanitária, a partir de São Paulo

Trabalho apresentado na USP resgata a construção do SUS no estado e o que veio antes dela. A articulação, que ia desde as bases das periferias das cidades a políticos de todos os espectros, foi essencial. O que podemos aprender com esse processo?

Por Gabriel Brito, Outra Saúde

Realizado na última sexta-feira (12), o seminário “História da Saúde em São Paulo: Instituições, Ideias e Atores” tinha como motivação divulgar um trabalho de resgate da construção do SUS no estado, liderado pelo médico sanitarista Nelson Ibañez, professor do departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa de São Paulo em parceria com pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa. (mais…)

Ler Mais

Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará

Vaqueiro a serviço do Ibama foi assassinado na TI Apyterewa

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, nesta terça-feira (16), que o assassinato do vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz que estava a serviço do instituto durante uma operação de desintrusão na Terra Indígena Apyterewa foi uma emboscada. (mais…)

Ler Mais