Indígenas lotam plenário da Câmara em sessão que exalta mobilização

Acampamento Terra Livre e Apib foram homenageados

Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8), uma sessão em homenagem à 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Maior mobilização indígena do país, o evento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), começou na segunda-feira (7) e segue até a sexta-feira (11), com a expectativa de atrair entre 6 mil e 8 mil participantes de ao menos 135 etnias de todo o país. (mais…)

Ler Mais

Israel comete “genocídio diante dos olhos do mundo”, diz relatora da ONU para territórios palestinos ocupados

A relatora especial das Nações Unidas (ONU) para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, teve seu mandato renovado na sexta-feira (4) e ficará no cargo até 2028. Ela não dá ouvidos às críticas contra o seu trabalho e continua a denunciar a violência de Israel na Faixa de Gaza. Em entrevista à RFI, nesta segunda-feira (7), a italiana reafirma que o Estado judeu comete “um genocídio diante dos olhos do mundo e ninguém consegue parar isso”. Ela cita as mortes de 18 mil crianças palestinas pelos militares israelenses, o que deveria ser considerado “algo vergonhoso”, acrescenta.

Por Maria Paula Carvalho, da RFI, no IHU

Francesca Albanese denunciou a retomada dos ataques israelenses em Gaza desde o dia 17 de março e as terríveis consequências para a população civil. De acordo com suas observações, a situação na Faixa de Gaza é horrível. “Não há palavras para descrevê-la. A carnificina é diária, mesmo que a grande mídia não fale”, afirma. “Israel retomou o seu bombardeio furioso na Faixa de Gaza, matando centenas de pessoas, inclusive funcionários da Cruz Vermelha”, denuncia. (mais…)

Ler Mais

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Área total explorada na região cresceu 8%; estudo mostra falhas nacionais e internacionais no controle da cadeia do ouro

Por Rafael Oliveira | Edição: Giovana Girardi, Agência Pública

Um estudo do Greenpeace publicado nesta terça (8) revela que o garimpo ilegal em terras indígenas (TIs) migrou. Em três dos quatro territórios monitorados pela organização não governamental, as novas áreas destruídas pelo garimpo tiveram uma queda em 2024 na comparação com 2023: caiu 7% na TI Yanomami, 31% na Kayapó e 57% na Munduruku. Só que o aumento na outra TI monitorada, a Sararé, foi tão grande (93%), que a área total destruída por garimpeiros nessas quatro terras indígenas subiu de 2.029 para 2.190 hectares, um aumento de quase 8%. (mais…)

Ler Mais

MPF instaura apuração criminal sobre ataques a indígenas em protesto no Pará contra o marco temporal

Forças policiais foram solicitadas a fornecer informações sobre possíveis disparos e ameaças de atropelamento contra os Munduruku

Ministério Público Federal no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, nesta segunda-feira (7), apuração criminal para investigar denúncias de que caminhoneiros estariam fazendo disparos de arma de fogo e ameaçando de atropelamento indígenas Munduruku que, desde o último dia 25, fazem bloqueios na rodovia BR-230, em Itaituba (PA). Os indígenas protestam contra a lei que instituiu o chamado marco temporal. (mais…)

Ler Mais

TRF1 reafirma condenação por discurso de ódio contra indígenas no Amazonas

Réu deverá pagar R$ 30 mil por danos morais coletivos

Procuradoria Regional da República da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a condenação de um homem, administrador de páginas no Facebook, por publicar conteúdos discriminatórios e incitar o ódio contra o povo indígena Kagwahiva Tenharim, no Amazonas. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). (mais…)

Ler Mais

Morte lenta e silenciosa nos hospitais de Gaza

No sistema de saúde, retrato do genocídio. Profissionais assassinados. Hospitais bombardeados. Ausência total de remédios. Não há tempo para atender quem não está sangrando. “Usamos nossas mãos nuas e lanternas: é medieval”

Por Mahmoud Mushtaha, no CTXT | Tradução: Rôney Rodrigues, em Outras Palavras

Nos últimos dias, vieram à tona detalhes sobre um massacre israelense especialmente horripilante contra equipes médicas palestinas no sul de Gaza. No dia 23 de março, uma equipe do Crescente Vermelho e da Defesa Civil foi enviada em missão de resgate para auxiliar colegas que haviam sido atacados no mesmo dia na província de Rafah. Em certo momento, o contato com a equipe foi perdido, e presumiu-se que estivessem mortos. (mais…)

Ler Mais

Defensora Pública quer acabar com liberação da mineração em assentamentos

Portaria assinada em 2021 por Bolsonaro também autoriza empreendimentos de energia e de infraestrutura sem consulta às comunidades

ClimaInfo

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a revogação imediata de uma instrução normativa editada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que permite a mineração em assentamentos. A solicitação também foi feita à Agência Nacional de Mineração (ANM). Ambos terão 30 dias para indicar à defensoria quais serão as soluções adotadas para reverter os prejuízos indicados. (mais…)

Ler Mais