Indígenas Mbya Guarani lançam jornal feito pela comunidade nesta sexta no FSM

Sul21

Indígenas Mbya Guarani da Tekoa Nhundy, também conhecida como Aldeia Estiva, localizada em Viamão, na região da Grande Porto Alegre, lançam nesta sexta-feira (22), em evento do Fórum Social Mundial (FSM) Temático, o jornal Mborayu. O ato de lançamento ocorre na Sala 11 do Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire (CMET) – Rua Santa Teresinha, 572.

O veículo de oito páginas é inspirado no modelo do jornal Boca de Rua, que há 15 anos oferece alternativa de renda e visibilidade a pessoas em situação de rua na Capital gaúcha. No caso do Mborayu, todos os textos e pautas foram elaboradas por integrantes da comunidade indígena, com mediação da jornalista Tamara Hauck e da etnomusicóloga Milena Dugacsek.

O objetivo do jornal será mostrar a vida dos Guarani a partir da sua própria perspectiva e fortalecer a voz de um grupo que tem consciência da sua condição histórica, mas não encontra espaço para exercer plenamente sua cidadania.

“Minha expectativa é que, com o jornal Mborayu, as pessoas saibam que aqui tem Mbya Guarani, Kaingang e Charrua – e que nos reconheçam. Na mídia, só aparece o mau indígena: se um indígena faz algo errado, ele é lembrado. É como se todos fôssemos iguais e isso não é verdade!”, afirma o cacique Gildo Gomes.

“Sabemos que os meios de comunicação tradicionais disseminam imagem equivocada, quando não negativa, dos povos indígenas. Desse modo, grande parte da sociedade sequer fica sabendo da real situação em que se encontram tais populações no país”, complementa a jornalita Tamara Hauck.

Os exemplares do jornal serão vendidos a R$ 3 e todo valor arrecadado será revertido para a própria comunidade. A primeira edição foi financiada com o recursos de pessoas físicas, mas os organizadores do projeto esperam conseguir apoiadores para bancar os custos da produção.

No idioma Guarani, Mborayu significa, ao mesmo tempo, “o espírito que nos une” e “generosidade”.

Contatos:

Tamara Hauck (51) 9169-9186. E-mail: [email protected] /

[email protected]

Milena Dugacsek (51) 9252-5668. E-mail [email protected] /

[email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

2 + 14 =