Mayra Wapichana, CIR
Após a audiência presidida pelo Juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal da Justiça Federal de Roraima, ocorrida na última sexta-feira, 22, membros do Conselho Distrital de Saúde Indígena, coordenadores regionais, Tuxauas, mulheres, representantes de organizações indígenas e demais lideranças indígenas, participam da Reunião Extraordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima (DSEI-Leste/RR). A reunião é realizada no auditório do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (INAN/UFRR).
A Reunião Extraordinária, convocada pela presidência do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Clóvis Ambrósio, tem como pauta: discussão sobre o procedimento de consulta para a coordenação do DSEI-Leste/RR. Mais de 200 lideranças indígenas das onze regiões atendidas pelo DSEI-Leste, participam da reunião.
A pauta é uma das recomendações dada pelo Juiz para a escolha do coordenador do DSEI, conforme a reivindicação das comunidades indígenas ao longo dos 26 dias de mobilização indígena.
O movimento não aceita a atual nomeação do coordenador Joseilson Câmara Silva, por isso reivindica que as comunidades indígenas sejam consultadas e defendem a indicação de um indígena para o cargo.
A reunião termina no final do dia.
—
Imagem: Reprodução do CIR