Na BA, Sem Terra apostam na agitação e propaganda para massificar a luta

“Precisamos estabelecer um diálogo direto com a sociedade e apontar as contradições do modelo de produção do agronegócio”, disse Valmir de Oliveira

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

As famílias do Assentamento São Francisco, localizado em Juazeiro (BA), receberam entre os dias 9 e 10/02 o Encontro Intersetorial da Brigada Sertão do São Francisco.

O encontro contou com a participação de 40 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, e teve o objetivo de aprofundar o debate em torno da Reforma Agrária Popular e realizar o planejamento para o ano que se inicia.

Os assentados da comunidade enfeitaram as ruas do assentamento de vermelho e realizaram uma grande assembleia no primeiro dia do encontro, com todas as famílias.

Durante a assembleia foi rememorada a história da comunidade, por ser primeira área ocupada na brigada.

Em seguida, os Sem Terra prosseguiram com o encontro a partir de uma análise do atual cenário político e com o apontamento dos diversos desafios encontrados pela classe trabalhadora para avançar nas lutas.

De acordo com Teixeira, da direção estadual do MST, um grande desafio é impulsionar a luta com a participação da juventude e das mulheres.

“Precisamos envolver toda a militância do MST no trabalho de base junto com o setor de frente de massa”, disse.

Ele afirmou ainda que nesse novo cenário político “temos a necessidade de consolidar uma brigada de agitação e propaganda no norte da Bahia e dá todo apoio à brigada estadual Maria Bonita”.

Já Valmir de Oliveira, do setor de saúde regional, acredita que uma ferramenta importante neste processo é o fortalecimento da campanha contra os agrotóxicos no estado.

“Precisamos estabelecer um diálogo direto com a sociedade e apontar as contradições do modelo de produção do agronegócio. Cuidar da nossa alimentação e produção é o primeiro passo”, concluiu.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × 3 =