14 de Março: Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida!

MAB

Nós, movimentos de atingidos por barragens latino-americanos e aliados, convocamos e animamos as organizações, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais a se somarem nas mobilizações que marcarão o Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens, pelos Rios, pela Água e pela vida, na semana de lutas do 14 de março.

Esta data, definida em 1997 durante o 1º Encontro Internacional dos Atingidos por Barragens, é marcada, desde então pela denúncia dos atingidos por barragens no mundo às graves violações dos direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais causadas pelo setor elétrico.

A disputa pela apropriação privada sobre os bens naturais como a água e a energia tem se tornado cada vez maior, em detrimento da natureza e da vida. As populações atingidas que estão lutando pela sua sobrevivência e por seus direitos, denunciando as violações cometidas pelas grandes corporações, sofrem também com a criminalização de suas organizações, além de ameaças e assassinatos de suas lideranças.

Mais do que nunca, devemos nos manter firmes e organizados para dar continuidade na luta local, nacional e internacional. Nosso compromisso é de nos organizarmos e de nos inserirmos nas lutas contra as empresas transnacionais que se apropriam de nossa riqueza e dos direitos dos trabalhadores, na defesa dos rios, da água e da vida.

Reforçamos a importância da unidade na luta entre os povos e as diversas organizações, fortalecendo o internacionalismo contra o projeto do capital, numa luta que não é apenas dos atingidos pelos lagos, mas também de todo povo, pois também é afetado mensalmente pelas altas tarifas da energia, pela privatização da água e pela retirada de direitos dos trabalhadores.

Nossa luta é permanente em defesa dos nossos direitos e para a construção de um modelo energético e de gestão d’água popular, que respeite e garanta os direitos das populações e da natureza.

Assinam:

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, Brasil
Movimiento Colombiano en defensa de los territorios y afectados por represas – ríos vivos, Colômbia
Funprocoop, El Salvador
Consejo de Pueblos Wuxhtaj, Guatemala
Movimiento Amplio por la Dignidad y la Justicia (MADJ), Honduras
MAPDER – Movimiento Mexicano de Afectados por Presas en Defensa de los Rios , México
LA VIDA, México
Otros Mundos Chiapas, México
Bios Iguana A.C., México
MOCICC, Peru

AGUA Y ENERGIA NO SON MERCANCIAS!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

onze + quinze =