quilombo

MPF investiga suspeita de grilagem de terra e mineração ilegal no quilombo Mata Cavalo

Lázaro Thor Borges, Olhar Direto

O Ministério Público Federal abriu inquérito na última segunda-feira (28) para investigar uma suposta grilagem de terra e atividade de mineração ilegal na comunidade quilombola de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento.

O inquérito civil foi proposto pela procuradora Bianca Britto de Araújo da Procuradoria da República em Mato Grosso. O objetivo do inquérito, segundo a Portaria Nº 31 publicada pelo MPF, é averiguar possível “conflito social” na comunidade.

O complexo de Mata Cavalo, está localizado no município pantaneiro de Nossa Senhora do Livramento. A região constituída de sete áreas de diferentes fazendas: Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Capim Verde. Cerca de 420 famílias moram na localidade.

Conflito fundiário

No ano 2000, a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, outorgou o título de propriedade a uma área de aproximadamente 11. 722 hectares aos descendentes de quilombola de Mata Cavalo. No entanto, o conflito entre fazendeiros da região e moradores da comunidade continua até hoje sem uma solução definitiva do poder público para o impasse.

Foto de João Zinclar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezenove − catorze =