Indígenas de aldeia de Dourados, MS, estão sem abastecimento de água

Eles armazenam água para hidratação e higiene pessoal em reservatórios. Quem tem poço artesiano dá água para quem depende do abastecimento

Do G1 MS*

Índios da aldeia Jaguapiru, em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande, afirmam que estão sem abastecimento de água potável. De acordo com informações do líder indígena, Sílvio Deleão, cerca de 80% das casas estão sem água. “Só não falta água em 100% das casas porque tem morador que tem poço e ajuda o outro”, afirma.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que enquanto o problema de abastecimento não é resolvido, um caminhão pipa foi colocado na aldeia para distribuir água.

A Sesai também informou que uma estação de tratamento de água será construída na aldeia, mas que para isso é preciso primeiro uma rede de energia elétrica.

Para amenizar a situação, os índios colocam em reservatórios a água que pegam com vizinhos e no caminhão pipa para usarem na hidratação, higiene pessoal e nos serviços domésticos.

Segundo a dona de casa, Jucilene Figueiredo, há dias que os moradores da aldeia estão sem abastecimento de água. A professora, Adina Fernandes de Moraes, tem poço artesiano em casa e doa água para os vizinhos.

*com informações da TV Morena.

Imagem: Reprodução da  TV Morena.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

16 − 6 =