Quilombo Rio dos Macacos sofre novas violências por soldados da Marinha

Por Conselho Pastoral dos Pescadores – #‎Urgente‬

A Comunidade Quilombola de Rio dos Macacos, localizada em Simões Filhos (BA), volta a sofrer com as violências cometidas por soldados da Marinha. Relatos dos moradores do local denunciam a presença de homens armados e encapuzados, com roupas da Marinha e do Exército, fazendo arrastões nos quintais da comunidade.

No dia 24 de maio deste ano, fuzileiros navais, comandados pelo oficial Paiva, já haviam tomado de assalto a roça de Seu Dedilson – quilombola de 71 anos – e levado toda a plantação que garantia o sustento de toda a família. Reuniões da comunidade vêm sendo vigiadas por drones e a violência vem se intensificando.

HISTÓRICO

O conflito e as agressões sofridas pelos quilombolas de Rio dos Macacos já duram décadas, mas se intensificaram a partir do ano de 2010. Atualmente, 88 famílias descendentes de escravos compõem a comunidade. Elas permaneceram por lá após a desativação de fazendas produtoras de cana-de-açúcar, há mais de 100 anos.

Em 2012, os quilombolas, em parceria com organizações de defesa dos direitos humanos, produziram relatório com denúncias de violações provocadas pela Marinha e enviaram à ONU. Em janeiro de 2014, câmaras da portaria da Vila Naval flagraram as agressões impetradas por soldados da Marinha aos irmãos Rosimeire e Edinei dos Santos, membros do Quilombo Rio dos Macacos.

No dia 18 de novembro de 2015 foi publicada a Portaria 623, no Diário Oficial da União, que declara como terras da comunidade remanescente do Quilombo Rio dos Macacos, em Simões Filho (Grande Salvador), uma área de 301 hectares, dos quais 104 hectares foram destinados para titulação de posse.

PEDIMOS O FIM DA VIOLÊNCIA E A TITULAÇÃO DO TERRITÓRIO DO QUILOMBO DE RIO DOS MACACOS!

#‎SomosQuilomboRiodosMacacos‬!

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Marcelo Firpo.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 − dois =