Me escutaram?

Há muitas ameaças aos povos indígenas, denuncia Francisco

Por Alenice Baeta, para Combate Racismo Ambiental

A Rádio Vaticano divulgou um importante pronunciamento do Papa Francisco sobre as intenções do Mês Julho, seguida por milhões de fiéis, onde denuncia as grandes dificuldades e ameaças que as tribos de todo o mundo sofrem, pedindo que as populações do planeta se unam em oração e que respeitem as diferenças e os direitos dos grupos indígenas e aborígenes. 

Quero pedir, em nome de todos os povos indígenas, que seja respeitado o estilo de vida deles, seus direitos e suas tradições. Me escutaram?“, perguntou Francisco. Ainda disse: “Quero ecoar e ser porta-voz dos desejos mais profundos dos povos indígenas. E quero que vocês unam suas vozes à minha… Rezem com todo o coração para que sejam respeitados os povos indígenas.” Conclamou o Papa. Este tema escolhido pelo Papa se deve em parte devido denúncias que estão chegando ao Vaticano de violências contra os povos tradicionais e vulneráveis, em geral.

No final de junho o Papa Francisco recebeu na Itália o Arcebispo de Porto Velho e Presidente do CIMI, Dom Roque Paloschi, quando foi entregue uma Carta que denuncia a situação dos povos indígenas no Brasil, além de um Relatório que mapeia e faz um diagnóstico sobre a violência contra essas populações.

Paloschi enfatizou na denúncia feita na Europa que o tratamento ao indígena no Brasil baseia-se em uma politica de descaso e de extermínio ou de eliminação. “Muito mais do que ameaçados, eles estão sendo eliminados”. Enfatizou o grave problema relacionado à invasão de terras, desrespeito às culturas e tradições, além do alto índice de suicídio de jovens indígenas em todo o país.

Escutem… mas também façam algo.

Imagem: O Papa Francisco e representantes dos Povos Indígenas no Brasil, visita feita em 2013 – Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

18 − nove =