Em RO, atingidos por barragens trancam acesso da UHE Santo Antônio

No MAB

Cerca de 150 atingidos pelas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio em Rondônia, organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), trancaram o acesso à barragem de Santo Antônio na madrugada desta terça feira (09). O objetivo da mobilização é contra o aumento da elevação da cota do reservatório da usina e a inclusão de mais seis turbinas, que segundo o movimento teria um grande impacto social e ambiental e ainda nos dias de hoje existem muitas pendências a serem resolvidas nas comunidades que foram atingidas por essas obras.

A Santo Antônio Energia tem anunciado em diferentes meios de comunicação a elevação da cota de seu reservatório em 0,80m e a inclusão de mais seis turbinas.

De acordo com Ocelio Muniz da coordenação do MAB, à expansão da hidrelétrica de Santo Antônio, não se trata de um ajuste simples em uma construção ou em uma máquina, pois a escala da obra e das máquinas a serem instaladas é gigantesca. “A elevação do nível de água de um lago em uma região com terreno bastante plano como é o da área afetada pelo reservatório de Santo Antônio é uma alteração extremamente significativa”.

Diante da situação atual do empreendimento, o MAB afirma que o IBAMA não é capaz de monitorar os impactos atuais e encaminhar as devidas ações de mitigação que necessitam serem efetuadas.

“Licenciar um empreendimento significa considerar as circunstâncias anteriores e posteriores a sua autorização, pois a Santo Antônio Energia tem descumprido com as obrigações do licenciamento ambiental e não tem cumprido com as condicionantes de concessões de utilização de recursos hídricos emitida pela Agência Nacional de Águas”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − oito =