Estratégias de melhoria da sustentabilidade e gestão territorial indígena e projeto “Uma Vaca para o Índio”: desafios e oportunidades

Conselho Indígena de Roraima – CIR

O Encontro sobre o projeto estratégias de melhoria da sustentabilidade e gestão territorial indígena e o projeto “Uma vaca para o índio: desafios e oportunidades, reunirá lideranças indígenas de todas as regiões do Estado e convidados, a partir de amanhã, 20, até quinta-feira, 22, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), localizado na comunidade indígena Barro, região do Surumu, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

A programação do Encontro será, inicialmente, com a apresentação do projeto “Uma Vaca para o Índio”, existente nas comunidades e terras indígenas em Roraima. Essa pauta terá a presença de lideranças indígenas como Clóvis Ambrósio, Wapichana, Waldir Tobias, Macuxi, Jacir José de Souza, Macuxi, além dos representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Diocese de Roraima.

Em seguida, a pauta sobre estudos e levantamentos da situação do projeto de gado nas comunidades e terras indígenas em Roraima. Para a composição da mesa, haverá a presença dos coordenadores regionais de gado, Amajari, Baixo Cotingo, Murupu, Raposa, Serras, Serra da Lua, Surumu, São Marcos, Tabaio e do convidado, o antropólogo Paulo Santilli.

Outra pauta, no dia seguinte, 21, será sobre as estratégias para trabalhar o melhoramento do rebanho bovino nas comunidades: experiências e oportunidades. Para essa pauta, o Encontro contará com presença dos profissionais, professores das Universidades de São Paulo, Dom Bosco e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Paulo Santilli, Heitor Herreira e Henyo Barreto.

Para aprofundar o assunto, haverá dinâmica de trabalho de grupo entre os participantes. No último dia os participantes trabalharão em grupo, o estatuto do gado bovino, melhoria do manejo do gado, desafio e oportunidade do gado na gestão territorial e ambiental das terras indígenas, sustentabilidade dos instrumentos organizativos e das comunidades indígenas, e o reconhecimento do selo da carne bovina indígena.

Esse trabalho terá a presença da advogada indígena e coordenadora do departamento Jurídico do CIR, Joênia Wapichana e as coordenações regionais. O encerramento, 22, será com debate sobre os trabalhos, apresentação da carta de fortalecimento das atividades do projeto “Uma Vaca para o Índio” e planejamento regional.

O Encontro, uma realização do Conselho Indígena de Roraima (CIR), com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Nature and Culture International, será uma oportunidade das lideranças indígenas avaliarem o andamento e funcionamento da gestão do projeto gado, tendo como base as origens de criação e aprovação nas comunidades e terras indígenas.

Foto: Mayra Wapichana – Rebanho de gado no retiro do CIR, na região Baixo Cotingo, Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

5 × três =