Mais um indígena é assassinado no sul da Bahia

Foi assassinado com cerca de sete tiros na manhã deste sábado (26/11/2016) o indígena Tupinambá, Luiz Viana Lima, 54 anos, conhecido como “Luizão Tupinambá”, ele deixa viúva e dois filhos. O crime ocorreu por volta das 10:00h na Rodovia Buerarema x Una, próximo à Vila Operaria, mas conhecida como Sururu, distrito do município de Buerarema no sul da Bahia.

Segundo as primeiras informações de testemunhas, foram três indivíduos que efetuaram a emboscada quando o indígena volta para a sua casa na Aldeia de Serra do Padeiro pilotando sua moto Pop. Um tiro o atingiu pelas costas e outros no peito e na cabeça.

Após o comunicado do assassinato, policiais do destacamento de Buerarema começaram diligências atrás dos assassinos. Chegou a circular informações que um dos assassinos tinha sido detido, mas não foi confirmado, bem como o aparecimento de sua moto, o que também, não foi confirmado.

O sepultamento ocorreu ontem no cemitério da Aldeia Serra do Padeiro, por volta das 16:00h após a chegada de seu filho que mora em Santa Catarina, sobre um clima de muita comoção e indignação, este é o primeiro indígena da Serra que é assassinado.  As lideranças e a Funai solicitaram que a Polícia Federal investigue o fato.

O assassinato de Luizão ocorreu um dia após o lançamento do Relatório de Violência contra os povos Indígenas – dados de 2015, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário, durante o evento que se realizava na Serra do Padeiro com Pesquisadores e Entidades de apoio. O mesmo relatório tinha sido lançado dois dias antes na Universidade Estadual de Santa Cruz em conjunto cm o Caderno de Conflitos de Campo da Comissão Pastoral da Terra e do livro: “Antes da carga fosse mais Leve” do Movimento de Atingidos por Minérios. O assassinato de Luizão infelizmente vem confirmar o conteúdo das referidas publicações.

O presidente do Cimi, Dom Roque Paloschi, na apresentação do Relatório afirma: o sentimento é de “indignação porque se repetem e se aprofundam as mesmas práticas criminosas, sem que medidas tenham sido efetivamente adotadas. Permanece o quadro de omissão dos poderes públicos, que se negam a respeitar e cumprir a Constituição Federal no que tange à demarcação, proteção e fiscalização das terras; permanece a realidade de agressões às pessoas que lutam por seus legítimos direitos, tais como assassinatos, espancamentos, ameaças de morte; agravam-se os ataques contra comunidades, especialmente aquelas mais fragilizadas e que vivem em acampamentos; permanece a invasão e devastação das terras demarcadas”.

Até quando teremos que apresentar esses relatórios? No entender do Cimi, esses levantamentos das violações aos direitos indígenas têm um único sentido: servir como instrumento de denúncia para que medidas sejam tomadas e, com isso, as violências, que são práticas contínuas, venham a ser combatidas, diminuídas, e que se consiga chegar a uma realidade justa, na qual sejam respeitados os direitos humanos”. Arremata Dom Roque.

Itabuna, 28 de Novembro de 2016

Conselho Indigenista Missionário

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Haroldo Heleno.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × 5 =