Roda de conversas com lideranças do Xingu e Tapajós: no Rio, amanhã, 23 de fevereiro

Lideranças dos rios Xingu e Tapajós convidam para uma roda de conversa sobre as resistências dos povos tradicionais da Amazônia aos grandes projetos de desenvolvimento em curso na região. Na ocasião será também exibido o filme ‘Belo Monte: Depois da Inundação’ dirigido pelo premiado cineasta Todd Southgate.

O avanço da exploração de água e minério e da cadeia produtiva do agronegócio tem gerado uma série de violações socioambientais no país, em especial na região dos rios Xingu e Tapajós. Lideranças de diversas etnias, atingidas pela UHE de Belo Monte, pelo projeto de mineração Belo Sun e pelo Complexo Tapajós estarão reunidas para debater suas práticas de luta e resistência em um contexto de aprofundamento de projetos neo-desenvolvimentistas na região, com profundas repercussões para os modos de vida tradicionais e os ecossistemas.

Dentre as lideranças presentes, o evento contará com a presença de Antonia Mello, Coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre; Bel Juruna, liderança do povo Juruna da Volta Grande do Xingu; Sonia Bone Guajajara, Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); Alessandra Munduruku, liderança do povo Munduruku no Tapajós; Valdenir Boro Munduruku, liderança do Teles Pires; e Luiz Henrique Eloy Terena, advogado da APIB.

Será amanhã, quinta, a partir das 17 horas, na Casa Pública (R. Dona Mariana, 81, Botafogo).

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Henyo Barretto.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

catorze + 15 =