Vergonha! TST ignora STF e suspende divulgação da lista suja do trabalho escravo

Por Renata Martins, na EBC

O TST suspendeu divulgação de lista de empregadores autuados por mão de obra análoga à escravidão. Uma liminar obrigava o Ministério do Trabalho a divulgar a chamada lista suja do trabalho escravo.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ives Gandra atendeu a pedido da AGU, a Advocacia-Geral da União para adiar a publicação da chamada “lista suja do trabalho escravo”.

O prazo para divulgação terminava hoje. A relação traz o nome de empresas autuadas pelo Ministério do Trabalho por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão.

A AGU afirmou que a União não se opõe à divulgação da lista, mas que preciso garantir que o cadastro terá eficácia e não será alvo de questionamentos judiciais. No recurso ao TST, a Advocacia-Geral pediu que a Justiça do Trabalho aguarde a conclusão de estudos para aprimorar o sistema realizados por um grupo interministerial com participação de representante da sociedade. A previsão é que em 120 dias o grupo apresente relatório.

Para o procurador do Trabalho Tiago Cavalcanti, a atual regulamentação da lista do trabalho escravo já garante às empresas o amplo direito de defesa.,

A decisão revogou a liminar do juiz Rubens Curado Silveira, titular da 11ª Vara do Trabalho de Brasília, em ação do Ministério Público do Tralho. A AGU chegou a pedir a suspensão da liminar ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, mas o TRT manteve a decisão da primeira instância.

Tiago Cavalcanti que é coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT informou que o Ministério Público do Trabalho vai recorrer da decisão.

A lista suja do trabalho escravo foi publicada até 2014, quando o Supremo Tribunal Federal suspendeu a divulgação. Na época, a decisão atendeu pedido Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

A entidade alegava que o cadastro não previa instâncias de defesa para as empresas contra a inclusão de nome na lista. O governo federal reeditou a regulamentação da divulgação e em maio do ano passado, a ministra Cármen Lúcia, revogou a liminar, liberando a divulgação da lista.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quatro × quatro =