Carta de solidariedade do Povo Ka’apor aos Munduruku

Território Indígena Alto Turiaçu – Maranhão
Povo Ka’apor
Jumu’e ha renda Keruhu – Centro de Formação Saberes Ka’apor
Tuxa – Conselho de Gestão Ka’apor 

Nossos braços e nossas mãos aos parentes, guerreiros e guerreiras do Movimento Ipereg Ayu

Parentes Munduruku. Não pudemos esta ai, mas estamos com vocês aqui. Vocês mostraram esses dias que só com mobilização e organização a gente vence. Que os direitos nossos a gente não vende e nem negocia, a gente conquista em movimento e com luta com nossos parentes.

A gente esta acompanhando os esforços, sacrifícios e luta de vocês para chegar até essas barragens que destroem os lugares sagrados em nome do dinheiro, do lucro dos ricos para gerar energia para os ricos. Só vocês conhecem o que os espíritos dos rios e da floresta tem a dizer pra vocês. Assim nós aqui. Só nós sabemos o que os espíritos da floresta, dos rios, da terra tem pra dizer pra nós.

Os Pariwat, os Karai nunca vão saber, entender o sentido de nossa luta, de nossa vida. Eles podem atacar e querer derrubar a nossa organização e luta, mas não vão conseguir. Por isso parente, a gente unidos, tem que continuar se reunindo, se organizando e lutando do nosso jeito pelos nossos projetos de vida. Nosso futuro não está na cidade, nem venda de madeira e estacas, nem pastos, nem roças grandes, nem agronegócio, nem garimpo, nem barragem, nem projetos do governo. Nossa floresta, nossos rios, nossa terra são sagrados para nós. O mais importante agora é nossos Planos de Vida que vão guiar nossos passos para o bem viver nos nossos territórios.

Piranta ha johu Katu!

Conselho de Gestão Ka’apor

Guerreiros da Floresta Ka’apor

 

Comments (1)

  1. Tudo que vocês fazem é certo na reconquista de vida lembrando que essas lutas devem ter representantes de todos povos indígenas, pois a união faz a força e resolução mais rápida falo de uma comissão representativa unida as demais, vc pois qualidade é lema e não quantidade para que possam eleger políticos nativos.
    Deus proteja.
    Pernambuco Brasil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dez − 2 =