Revista Terena Vukápanavo faz chamada para seu número de estreia

Tania Pacheco

A Revista Terena Vukápanavo (Avante, no idioma do Povo), primeira organizada por pesquisadores indígenas, está recebendo artigos para seu número de estreia, com um dossiê que terá por tema “Direito dos povos indígenas em contexto de golpe”. As contribuições podem ser encaminhadas também por não-indígenas e devem ser enviadas até 30 de setembro para [email protected].  

O Conselho Editorial assim convida:

“Com a promulgação do texto constitucional em 1988 inaugurou-se uma ordem jurídica no Brasil onde se rompe com o paradigma da tutela e reconhece os direitos originários dos povos indígenas às suas terras tradicionalmente ocupadas. Entretanto, após quase três décadas, avançamos pouco no que diz respeito à efetivação desses direitos culturalmente diferenciados. A situação se agravou a partir do momento em que as forças políticas e econômicas, arraigadas nas estruturas do Estado, passaram a se confrontar aos interesses das populações indígenas. Em um contexto de ruptura constitucional, ameaças concretas preocupam o movimento indígena brasileiro. Em face disso, a Vukápanavo: Revista Terena, primeira publicação científica organizada por pesquisadores indígenas, compreende que é urgente organizar um dossiê sobre as ameaças aos direitos dos povos indígenas em contexto de golpe, dada a insidiosa ação do regime de exceção instaurado no Brasil. Para tanto, convidamos os pesquisadores, indígenas e não-indígenas, a enviarem contribuições que possibilitem uma discussão acerca dos temas do etnocídio e da violação dos direitos culturalmente diferenciados, e que reflitam a aplicabilidade do direito dos povos indígenas no Brasil.  ” .

Sobre a Vukápanavo

Para os Terena, “vukápanavo” significa não apenas “avante”, mas também “o momento de despertar na luta pelo reconhecimento de nossos direitos”. A revista será semestral e se destinará “à publicação de trabalhos acadêmicos, documentos, traduções, cadernos de imagens e registros audiovisuais relacionados aos Terena e a temas correlatos, tais como a história e a mitologia terena, as terapêuticas tradicionais e a saúde indígena, as expressões artísticas e religiosas, os direitos originários e constitucionais, as relações estabelecidas com outros povos indígenas, com o estado e a sociedade brasileira”.

A revista é editada pelo Conselho do Povo Terena, com apoio da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. O Conselho Editorial é formado por Daniele Lorenço Gonçalves, Eder Alcântara Oliveira, Elison Floriano Tiago, Erick Marques, Evelin Tatiane da Silva Pereira, Luiz Henrique Eloy, Simone Eloy Amado e Zuleica da Silva Tiago.

As instruções para os autores podem ser encontradas no site da revista ou diretamente AQUI.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

3 × três =