“Do que pessoas estão morrendo no Rio? De overdose ou de tiro?”, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

”Do que as pessoas estão morrendo no Rio de Janeiro? De overdose ou de tiro? É de tiro. As pessoas estão morrendo pela lógica da ‘guerra às drogas’, onde há os territórios do tráfico, os ‘matáveis’, os ‘sobrantes’. A PM é uma ‘sobrante’ dessa sociedade. É descartável tanto quanto o jovem negro. Essa guerra é insana. Um fardado mata dez esfarrapados, um esfarrapado mata um soldado. Quem é o vencedor dessa guerra? Não tem.”

A declaração é do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que conversou com a TV UOL sobre o caos na segurança pública em que o Rio está mergulhado. Segundo ele, a situação atual não é fruto apenas  da grave crise econômica pela qual o Estado passa, mas também de políticas que sempre beneficiaram uma parcela pequena de ”cidadãos” de áreas mais nobres, deixando para morrer uma legião de moradores de áreas pobres, policiais e bandidos.

Por conta de conflitos relacionados à disputa de territórios do tráfico de drogas, a comunidade da Rocinha, na capital carioca, vive seu quinto dia de confrontos envolvendo criminosos e policiais. Diante dos tiroteios, alunos foram dispensados das aulas. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) pediu ajuda às Forças Armadas para o cerco policial.

Para Freixo, que faz parte da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, a tendência é de piora do quadro, pois o Rio de Janeiro estaria sem governo. Segundo ele, Luiz Fernando Pezão ”é um ex-governador em exercício”. O deputado do PSOL defende que os moradores das comunidades e policiais sejam chamados para debater a crise de segurança e não impostas saídas construídas de cima para baixo.

”O debate de segurança pública passa por discutir para quem a cidade vai funcionar, com quem a cidade vai funcionar e pela radicalização de um processo de democracia. Precisa-se discutir com as favelas e elas já estão se organizando para isso. Chega desse processo ‘civilizatório’, colonizador e catequizador chegando nessas áreas e dizendo o que vai acontecer.”

Uma política de segurança pública, segundo ele, deve avançar no debate sobre a legalização das drogas, o que não seria apenas imediato e local, mas um ponto decisivo para não ter os territórios dos ”matáveis” com uma lógica de guerra, de disputa desses territórios, em que a maioria dos mortos é pobre jovem negro e policial.

Outros países têm discutido a legalização das drogas como uma das soluções para reduzir essa disputa armada por territórios. Sabem que a ”guerra às drogas” falhou, servindo apenas para controle político e para fortalecer grupos de poder locais e o tráfico de armas. Por aqui, a Justiça ainda discute qual o tamanho do porte de maconha que pode dar cadeia. Drogas matam. Mas os óbitos por overdose ou em decorrência de crimes cometidos sob a influência de entorpecentes ilegais são a minoria dos casos. Registros policiais mostram que há mais homicídios relacionados ao consumo excessivo de álcool – que é uma droga permitida por lei e estimulada pela TV – do que a qualquer outra.

As maiores batalhas do tráfico sempre acontecem longe dos olhos da classe média e alta, uma vez que a imensa maioria dos corpos contabilizados sempre é desses jovens, negros, pobres, que se matam na conquista de territórios para venda de drogas, pelas leis do tráfico e pelas mãos da polícia e das milícias. Os mais ricos sentem a violência, mas o que chega neles não é nem de perto o que os mais pobres são obrigados a viver no dia a dia. Considerando que policiais, comunidade e traficantes são de uma mesma origem social e, não raro, da mesma cor de pele, é uma batalha interna.

A forma como o tráfico se organizou e a política adotada pelo poder público para combatê-lo estão entre as principais razões desse conflito armado organizado. Toda a expansão de mercado é conflituosa, mas em uma sociedade que funciona dentro das normas legais, apela-se à Justiça, que decide quem tem razão na disputa. Mas quando se vive em um sistema ilegal, condenado pela própria Justiça, a solução é ter o maior poder bélico possível para fazer valer o seu ponto de vista sobre os demais, sobre a polícia, sobre os moradores de determinada comunidade.

Policiais honestos são vítimas dessa situação, em detrimento aos que não seguem as regras e os que criam milícias. Neste ano, foram 102 assassinados. Ao mesmo tempo, segue o genocídio de jovens negros e pobres nas periferias. Para ele, os números altos de homicídios de policiais não são em locais como Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico, mas nas grandes favelas, na Zona Norte e na Baixada Fluminense. A maioria das mortes não são de agentes de segurança em serviço. ”Ele morre porque é policial, mas tudo começa quando ele é assaltado, como tantos outros naquelas regiões estão sendo assaltados. Há um problema da segurança pública que você não resolve com a lógica da guerra.”

”As armas são de guerra, o número de mortos é de guerra, as cenas são de guerra. Mas a lógica da guerra não é feita pela imagem da guerra”, afirma Freixo. Para ele, a lógica da guerra pressupõe um grupo que está disputando um poder e guerreia para tomar o poder. ”Não há uma guerra civil no Rio, como existem em diversos países. O crime mais organizado do Rio de Janeiro não disputa o poder, ele já está no poder. O crime organizado é o PMDB e ele já está no poder.”

”Nós não podemos achar que a solução para a segurança pública de uma cidade é eliminar o inimigo. Há um processo da criminalização da pobreza, das favelas, das periferias, de onde vem os próprios policiais. E o resultado é que você tem é a polícia que mais mata e a que mais morre. Homens de preto, matando homens pretos, quase todos pretos”, conclui.

Veja a íntegra da entrevista:

Imagem: Moradoras da Rocinha se protegem de de tiroteio. Foto: Gabriel Paiva/Agência O Globo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × 2 =