Movimento Munduruku Ipereg Ayu: Carta exigindo audiência na Missão Cururu e demissão de político da Funai

Nós as mulheres e homens do Movimento Ipereg Ayu e Associação Pariri vem denunciar a sociedade mais uma mentira da Funai em desrespeito a vontade do povo munduruku.

Dia 21 de setembro o Diário Oficial da União publicou a nomeação de Olinaldo Barbosa da Silva conhecido como Fuzica, um político que já foi prefeito de Aveiro – PA e que teve um governo marcado por denúncias de mau uso de dinheiro e desrespeito as instituições e que ele é um dos que se beneficiam do garimpo de diamante no território Daje Kapap Eipi, Terra indígena Sawre Muybu. Sabemos que essa é uma tentativa do PSC em se fortalecer para as próximas eleições, não vamos deixar que usem nossos direitos pra seus interesses eleitorais. Fora Fuzica da Funai! Exigimos presidente da Funai Franklinberg e empresas que cumpram o acordo que fez na ocupação e canteiro de obras de são Manoel no mês de  19 julho  2017.

Só vamos sair da CR de Itaituba com as respostas  da nossas demandas   e  confirmação da presidência da Funai na audiência da aldeia Missão Cururu  .

Queremos a demissão do Fuzica e a renomeação de Ivanildo Saw Munduruku que nós confiamos pra ficar na Funai. Também exigimos a exoneração do chefe da contabilidade  Raulien Queiroz no qual já denunciamos pelas violências cometidas contra o povo Munduruku quando era prefeito de Jacareacanga.

Exigimos a presença do presidente da Funai na audiência na Missão Cururu. E o Cumprimento de todos os compromissos assumidos pela empresa hidrelétrica durante nossa ocupação e que o presidente da Funai disse que fiscalizaria o cumprimento dos compromissos.

Desde que deixamos a ocupação da Usina Hidrelétrica de São Manoel nem a empresa e tampouco o presidente da Funai cumpriram com as promessas que fizeram ao povo Munduruku. O Ibama em desrespeito aos nossos pajés, lideranças, as nossas crianças, aos caciques, guerreiros  e guerreiras, deu licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de São Manoel.

Estamos denunciando o desrespeito do Ibama e da Funai com o povo Munduruku que libera licença ambiental mesmo sabendo como isso vai afetar e destruir nosso povo.

Sawe!!!

Ana povo Munduruku

Coordenadora do Movimento Iperegayu

Alessandra korap Munduruku

Presidente da associação indígenas Pariri

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

7 + dez =