Nota sobre a reunião do Mupoiba

A coordenação sul da Bahia do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – MUPOIBA, reuniu-se no dia 01 de novembro de 2017, na Sede do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, no Bairro Santo Antônio em Itabuna para mais uma reunião de encaminhamentos e avaliação da caminhada do Movimento no sul da Bahia. A participação foi bastante representativa e a reunião foi considerada por todos como positiva e animadora. A mesma teve inicio com uma analise de conjuntura levantado aspectos extremamente perigosos e preocupantes para a luta dos povos indígenas, os ataques aos direitos dos povos, o processo de criminalização em curso, o desmonte da Funai e os constantes ataques aos aliados das suas lutas, mas também se destacou a resistência e a incidência das comunidades na garantia de seus direitos e territórios. A análise foi feita por Eduardo do Cimi sul da Bahia e complementada pelos participantes. Em seguida foi feita uma rica avaliação do I Acampamento Terra Livre do Sul da Bahia realizado no período de 22,23 de outubro em Ilhéus. 

Na parte da tarde, nas discussões sobre Politicas Públicas e Governamentais, houve a participação do representante da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. Gil Nunesmaia Junior, que falou sobre os editais do governo do Estado, das varias associações indígenas que foram contempladas nos projetos do governo do Estado, mas também abordaram as dificuldades ainda impostas às populações indígenas do Estado, os entraves encontrados dentro dos órgãos, até mesmo por ter nas suas coordenações pessoas que consideram os povos indígenas como seus inimigos. Foi destacada a experiência positiva que vem ocorrendo na comunidade do Acuípe de Cima com a produção de mel desenvolvida pela Associação em parceria com a Bahiater, Suaf, Car e SDR no programa Bahia Produtiva. A experiência foi até destaque no programa Bahia Rural.

Na parte dos encaminhamentos ficou definido ainda para este ano a participação dos representantes do MUPOIBA, no encontro de Diálogos dos professores indígenas da Bahia sobre o PPP, na Serra do Padeiro dias 07,08/11; Na Farinhada das Mulheres Indígenas no período de 09 a 12/11 na Serra do Padeiro; No dialogo com especialista sobre a criação de gado nos dia 12,13/11 também na Serra; Definiu-se também priorizar a participação na reunião ampliada do ForumeiBa entre os dias 21 a 24/11  na comunidade de Acuípe de Baixo bem como mapear os participantes ligados ao MUPOIBA que vão está participando do II CONEEI etapa estadual a ser realizado em Salvador entre os dias 29/11 a 01/12; Sobre a Assembleia Geral do MUPOIBA a ser realizada em Salvador no período de 06 a 08/12/2017, definiu-se pela inda de dois ônibus e uma van do sul da Bahia, devido a importância que a mesma terá para os rumos do movimento. Também ficou encaminhada a participação de uma significativa delegação do sul da Bahia no Fórum Social Mundial a ser realizado em Salvador entre os dias 13 a 17 de março de 2018.

Todos saíram com o compromisso de manter as bandeiras de lutas erguidas e cada vez mais buscar a unidade do movimento e continuar envolvendo as comunidades e suas lideranças nas atividades desenvolvidas pelo MUPOIBA.

Itabuna, 01 de Novembro de 2017

Foto: Haroldo Heleno

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

17 − 15 =