Ação conjunta na Aldeia Jaguapiru, Dourados, contabiliza 760 atendimentos de saúde nesta sexta-feira

Programação incluiu ainda uma reunião preparatória para a formação de um núcleo multidisciplinar de atendimento integral à saúde indígena no HU-UFGD

Ebserh

A sexta-feira (10) foi de grande movimento na Aldeia Jaguapiru, localizada na Reserva Indígena de Dourados, com as atividades da primeira edição da ação Ebserh Solidária, realizada em todo o país com o objetivo de levar atendimentos em saúde a comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) teve a parceria da UFGD e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para realizar os atendimentos na Escola Indígena Tengatui Marangatu e na Unidade Básica de Saúde Jaguapiru II.

Entre consultas e exames, foram contabilizados 760 atendimentos na sexta-feira, além de ações educativas e recreativas, e outros exames realizados no próprio hospital em outras datas, já como parte da ação. O levantamento prévio feito pela Sesai indicava aproximadamente 600 procedimentos prioritários em fila de espera, entre consultas e exames, para moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó, Panambizinho e de acampamentos próximos.

O HU-UFGD mobilizou profissionais para atender pacientes que já aguardavam por consultas reguladas em ginecologia, oftalmologia, cardiologia e cirurgia geral (consultas pré-operatórias). Na área de diagnóstico, foram realizados exames laboratoriais e de imagem, entre eles ultrassonografia, raio-X, tomografia, além de eletrocardiogramas e ecocardiogramas. Também houve atendimentos em odontologia e fonoaudiologia.

Foram realizadas, ainda, coletas de sangue para exames de doenças sexualmente transmissíveis e PSA (que indica câncer de próstata), coletas de material para exame preventivo de câncer ginecológico, e análise nutricional. Essas atividades integram o “Estudo multicêntrico em doenças infecciosas na população indígena da reserva de Dourados”, realizado por docentes e acadêmicos da UFGD e da Unigran.

Quem compareceu, ainda teve acesso a atividades educativas sobre o uso correto de medicamentos, métodos não farmacológicos para alívio da dor e posições que favorecem a evolução do parto, e promoção do aleitamento materno. Para crianças, houve recreação orientada por profissional de educação física e alunos da Residência Multiprofissional em Saúde, além de orientações sobre a higiene das mãos.

Núcleo de saúde indígena

Integrando a programação da ação Ebserh Solidária, a Superintendência do HU-UFGD promoveu uma reunião preparatória para a composição e instalação de um núcleo multidisciplinar de atendimento integral à saúde indígena no hospital.

A criação do núcleo foi proposta a partir da necessidade de estabelecer uma interlocução eficaz entre todos os segmentos que já prestam atendimento às comunidades indígenas da macrorregião de Dourados, especialmente na área da saúde, bem como a necessidade de estabelecer um fluxo de informações que favoreça a otimização dos serviços prestados, possibilitando ainda o atendimento às novas diretrizes e critérios para repasse do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidos pela Portaria 2663, do Ministério da Saúde, com data de 11/10/2017.

Participaram da reunião representantes de diferentes setores do HU-UFGD, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai – Polo Base de Dourados), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Mato Grosso do Sul e da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul. Entre os encaminhamentos, ficou definido que os participantes irão ampliar o debate, estendendo a outras instâncias envolvidas na questão, a discussão sobre as novas diretrizes de atendimento à saúde indígena.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

quinze − oito =