Manchetômetro chega às redes sociais e analisa Facebook: na política, predominam as páginas de direita

Tania Pacheco

42% das páginas ligadas a Política no Facebook são de direita e “defendem, por exemplo, a diminuição da máquina pública e da intervenção estatal ou se aferram a valores conservadores, como a defesa da família heterossexual e o patriotismo”. A análise é do Manchetômeto – iniciativa do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), da UERJ -, que acaba de lançar um novo trabalho, agora voltado para as redes sociais. Na aba referente ao tema (Política), a análise continua:

“Muitas delas se apresentam também como antipetistas e se manifestam contrárias à corrupção, comumente relacionando essas duas posições. A maioria das páginas de campanhas, que ao total respondem por 14% da amostra, se alinham ao discurso da direita. Os ex-presidentes Lula e Dilma são os principais alvos dos memes dessas páginas. Chama a atenção o fato de que três páginas dessa lista “Política na rede”, “Juiz Sergio Moro – o Brasil está com você” e “Juventude Contra Corrupção”, possuem o mesmo administrador, a Rede RFA, Raposo Fernandes Associados. Esse grupo também é criador do site Folha Política, conhecido como um dos maiores propagadores de Fake News da internet(1). As páginas de esquerda incluídas nesse rol (16%) se caracterizam pela produção de informação contra-hegemônica. A maioria das páginas de mídia independente, que respondem por 24% da lista, também apresentam posicionamentos de esquerda. É importante notar que a estratégia do emprego do humor no nome das páginas e na produção de conteúdos (especialmente os memes) é compartilhada tanto pela esquerda quanto pela direita. Dentre as páginas de pessoas públicas, destacam-se aquelas que apoiam o juiz Sergio Moro, e as que homenageiam pessoas mortas, como o Coronel Ustra e Tancredo Neves. Também na lista há páginas de cunho religioso, como Leia a Bíblia, FJU São Paulo e Shech Khaled.

O projeto M Facebook envolve o monitoramento das 50 páginas com maior número de fãs no Facebook dentro das categorias Política, Políticos, Governo e Mídia. E os resultados da pesquisa podem ser vistos em gráficos e em análises breves. Segundo o LEMEP, outras redes sociais serão estudadas, e a escolha do FB para iniciar o trabalho foi motivada pelo fato de ser ele a mídia social preferida dos brasileiros desde 2011 .

No seu informe/convite, diz o Laboratório da UERJ:

Visite a nova página do M Facebook no site do Manchetômetro e confira o ranqueamento das páginas do Facebook. Aqueles preocupados com a saúde da democracia no Brasil dificilmente não se surpreenderão com ao atual estado da comunicação política nessa rede social que já acumula 102 milhões de perfis em nosso país e se transformou no principal meio de informação para muitas dessas pessoas.

Com certeza, o LEMEP está fazendo um trabalho sério e importante, disponibilizando dados que convidam ao aprofundamento das análises e à reflexão sobre a ação da mídia entre nós. Sua entrada no campo das redes sociais, cada vez mais definidoras do ‘imaginário’ hegemônico, merece ser aplaudida e acompanhada.

Siga direto para a M Facebook AQUI.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

dezoito − 8 =