O caminho da impunidade: Samarco obtém primeiras licenças ambientais para retomar operações

Por Marcos de Moura e Souza, do Valor, no Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração

A mineradora Samarco obteve nesta segunda-feira licenças prévia e de instalação da cava Alegria Sul, em seu complexo em Mariana, Minas Gerais. A empresa pretende depositar nessa cava rejeitos de minério de ferro uma vez que a produção seja retomada.

Essas são as primeiras licenças concedidas por autoridades ambientais de MG à mineradora, cuja atividades estão interrompidas desde 5 de novembro de 2015 quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, que armazenava rejeitos. Dezenove pessoas morreram na tragédia. Com as licenças, a Samarco – sociedade entre Vale e BHP Billiton – poderá dar início a obras de adaptação e ampliação na cava, mas precisará de licença de operação da cava e de outra licença, mais ampla, relacionada a todo o empreendimento para que possa voltar a produzir. Não há ainda previsão sobre quando essas licenças restantes serão concedidas e quando a empresa operará novamente.

As licenças prévia e de instalação foram aprovadas no fim da manhã de hoje por 11 votos a 1 dos conselheiros que integram o conselho de políticas ambientais do Estado, Copam. A Samarco planeja usar a cava de Alegria Sul por seis anos.

Imagem: Voluntários e agentes da Defesa Civil trabalham no resgate de moradores e animais vitimados pelo rompimento da barragem de rejeito da empresa de mineração Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Conforme informações da Defesa Civil, há pessoas soterradas e ilhadas /Leo Fontes/O Tempo/Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

um × 4 =