Papa imprime cartão postal ilustrando o horror da guerra

Na IHU ON-Line

À medida que 2017 chegava ao fim, os horrores da guerra e os desejos das pessoas por paz estavam na mente do Papa Francisco e em suas orações. A reportagem é do Catholic News Service, 03-01-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

***

Em uma medida incomum, no dia 30 de dezembro passado, o papa fez com que a Sala de Imprensa e as mídias vaticanas distribuíssem uma cópia de uma famosa fotografia tirada após o atentado em Nagasaki.

A foto mostra um menino, com cerca de 10 anos de idade, carregando seu irmãozinho morto nas costas. O garoto está levando seu irmão para ser cremado.

Na parte de trás do cartão, o Papa Francisco escreveu: “O fruto da guerra” e assinou seu nome.

Abaixo de sua assinatura, o papa explicou que a foto foi tirada pelo fotógrafo dos fuzileiros navais dos Estados UnidosJoseph Roger O’Donnell. Depois que as bombas caíram em Hiroshima e Nagasaki em 1945, O’Donnell foi designado para documentar as cenas.

“A tristeza do menino só se expressa nos seus lábios mordidos e cobertos de sangue”, escreveu o papa.

O jornal vaticano, L’Osservatore Romano, imprimiu uma cópia da fotografia e da explicação do papa na última página da sua edição do dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, promovido pela Igreja Católica.

Cartão enviado pelo Papa Francisco. Foto: Joseph Roger O’Donnell, 1945.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × dois =