A arte voltada ao combate ao racismo

Por Sucena Shkrada Resk – Blog Cidadãos do Mundo

Sensibilidade, criatividade e reutilização de recursos em forma de bonecas artesanais, com um propósito maior: combater o racismo, que nada mais é do que incentivar o respeito às diferenças e valorização das identidades de gênero, cor, raça e cultura… Nessas andanças por São Paulo, na seara da educação popular, neste mês, encontrei este exemplo apresentado pela artesã Lúcia Makena (Ouça o depoimento que ela concedeu ao blog). A arte-educadora produz “bonecas negras”  e diferentes adereços de pano, lã e retalhos artesanais e promove oficinas, palestras e minicursos sobre esta “arte inclusiva”. O que extrai de importante desta experiência é a mensagem de valorização por trás de um “objeto” – quebrar estereótipos e ao mesmo tempo manter consciência socioambiental. Então, que façamos bonecas brancas, negras, amarelas (asiáticas), com apresentações de deficiências físicas, que revelem esta riqueza de pluralidade da vida real, não é?

Ao pesquisar hoje o que aparece no mercado, aparecem valores exorbitantes cobrados por bonecas produzidas em escala tanto de cor branca, como negra (em menor proporção) que mais uma vez distanciam os protagonistas da infância do universo da brincadeira, agora, no viés socioeconômico. Quando se ensina a produzir nossas próprias bonecas, existe uma construção que interfere no aspecto psicossocial e, inclusive, possibilita geração de renda no contexto da economia solidária e justa, para os pais e responsáveis, que também embarcam neste modelo que vai na contramão do princípio desenvolvimentista industrial. A ideia não é mais uma vez construir guetos mas que a criança branca ou negra brinque com as bonecas de diferentes “cores”, nesta construção de respeito.

A campanha “Cadê Nossa Boneca”, iniciada em 2013,  é uma outra referência interessante neste sentido. Neste caso, as amigas Ana Marcílio, Mylene Alves e Raquel Rocha se propuseram a incentivar as pessoas a cobrarem esta diversidade de bonecas nas lojas, suscitando uma discussão maior do que o recorte somente comercial.

Este é o tema do #pílulasocioambiental desta semana, no Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, com o propósito de trazer reflexões sobre assuntos do cotidiano que nos fazem pensar além da “caixinha”.

*Crédito da foto: Sucena Shkrada Resk

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

1 × dois =