Imetame será tema de audiência pública em Aracruz

Por Fernanda Couzemenco, Século Diário

As “alterações de projeto do Terminal Industrial da Imetame” são o tema de uma audiência pública que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará no dia 28 de fevereiro, no auditório do Sesi de Aracruz. As comunidades do entorno do empreendimento, apesar de poderem participar da audiência, se sentem alijadas deste e de todos os processos de ampliação dos empreendimentos industriais e portuários da região.

“Todos os déficits de infraestrutura nós temos aqui: transporte, saúde, educação, meio ambiente”, ressalta Herval Nogueira, liderança comunitária em Barra do Riacho e ativista da Rede Alerta Contra o Deserte Verde.

Por outro lado, argumenta, a situação econômica dos empreendimentos só melhora, com apoio irrestrito do Estado. “Hoje eu tenho consciência de que não deve construir portos na região. Se avaliar o déficit social e ambiental, não fecha a conta, não tem lógica. Pra beneficiar a quem? E ainda consegue fazer marketing de alienar a sociedade e cooptar as lideranças, que fazem propaganda, falam de geração de emprego e de divisas”, denuncia.

A verdade, continua o líder comunitário, “é que isso só beneficia economicamente um pequeno grupo, que tem anistias fiscais”, relata, lembrando que no dia da audiência pública sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), realizada em 2016 na Barra do Sahy, os participantes constataram que a obra de construção do Terminal já havia começado uma semana antes. “Nós somos insignificantes, zero à esquerda, só vamos lá pra formalizar a transação”, desabafa.

Na audiência sobre o Imetame, serão divulgados e discutidos os impactos e alternativas tecnológicas para as alterações programadas para o Terminal Industrial, estando previsto também a coleta de “opiniões e críticas para fundamentar a tomada de decisão” pelo Iema, segundo divulgou a autarquia na edição do Diário Oficial dessa sexta-feira (16).

Será lavrada uma ata resumida da audiência, “que ficará à disposição no Iema após 10 (dez) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da realização da audiência pública e no site do Iema”.

As manifestações dos interessados, informa o Instituto, “serão recebidas em idêntico prazo, sendo que não serão consideradas aquelas recebidas intempestivamente” e, “aos participantes da plenária será facultado o direito de perguntas a serem encaminhadas à mesa, sendo que estas deverão ser feitas por escrito, contendo nome e número do documento de identidade, conforme legislação em vigor”.

Serviço:
Alteração do projeto do Terminal Industrial da Imetame
Local: Auditório do SESI em Aracruz (sede). Rua Epiphanio Pontin, nº 985, Bairro Vila Nova
Dia: 28 de fevereiro de 2018 (quarta-feira).
Horário: 19h (com duração de duas horas e meia)
Representante legal do empreendimento: Giuliano Guastti Favalessa

Imagem: Reprodução de Imetame Metalmecânica.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.

4 × quatro =